São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

O afastamento das galáxias

TARSO PAULO RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 1842, Christian Doppler demonstrou que o movimento de uma fonte de ondas sonoras afeta a freqüência das ondas recebidas por um observador. É o que acontece, por exemplo, quando a sirene de uma ambulância se aproxima e depois se afasta de nós.
A figura ao lado mostra que a fonte sonora, ao se aproximar do observador A, provoca uma superposição das frentes de onda emitidas, que, ao atingirem esse observador, com maior freqüência aparente, tornam o som mais alto (mais agudo). Quando essa fonte se afasta do observador B, as ondas são "esticadas" e atingem esse observador com menor freqüência aparente, tornando o som mais baixo (mais grave). Essa alteração na freqüência, percebida devido ao movimento relativo fonte/observador, é conhecida como "efeito Doppler".
Esse efeito também é válido para ondas luminosas. Na aproximação relativa de uma outra galáxia à nossa, a Via Láctea, em alta velocidade, suas linhas espectrais, que representam a decomposição da luz em suas cores, movem-se em direção a comprimentos de onda mais curtos, de maior freqüência, e medimos o "desvio para o azul". Edwin Hubble, astrônomo americano, mediu a luminosidade de várias galáxias e observou que suas linhas espectrais se moviam em direção a comprimentos de onda mais longos e de menor freqüência (vermelhos).
Hubble, além de confirmar o "desvio para o vermelho" da maioria das galáxias, descobriu que a velocidade de afastamento era proporcional à distância da galáxia observada, ou seja, quanto mais distante a galáxia, mais velozmente ela se afasta de nós. Acredita-se que o valor da "constante de Hubble" seja cerca de 20 km/s de velocidade de afastamento para cada 1 milhão de anos-luz de distância.


Tarso Paulo Rodrigues é professor e coordenador de física do Colégio Augusto Laranja


Texto Anterior: Matemática: Descoberta sobre números primos
Próximo Texto: Geografia: Os significados das siglas e o vestibular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.