São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002
  Texto Anterior | Índice

Estatística e matemática aplicada estão entre especializações

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudante da área de matemática poderá escolher até quatro especializações tradicionais da carreira. As faculdades geralmente oferecem um curso básico de dois anos, quando o aluno pode optar por licenciatura, bacharelado, estatística e matemática aplicada -a duração do curso normalmente é de quatro anos. As disciplinas também são oferecidas separadamente no vestibular.
Na primeira especialização, além de receber aulas da área de matemática, o estudante terá matérias do campo de educação. O curso tem como principal objetivo formar professores para a rede de ensino médio e fundamental.
O bacharel, com uma carga mais volumosa de teoria da matemática, receberá mais informações para seguir a carreira acadêmica. Os profissionais, em geral, ingressam nos ramos da pesquisa e do ensino superior e também são aceitos em áreas como economia e informática.
Para aqueles que pretendem utilizar a matemática como um instrumento em outras áreas, a opção é a matemática aplicada. Esses conhecimentos podem ser empregados em áreas como a biologia e a engenharia.
Uma empreiteira encarregada da construção de uma ponte, por exemplo, empregará um matemático para resolver problemas relativos à capacidade de sustentação dos materiais. "Um engenheiro também poderá fazer essa conta, mas o matemático terá mais condições para otimizar a operação", diz Francisco Gomes, coordenador do curso de matemática aplicada da Unicamp.
Finalmente, o estatístico lidará com a coleta, a organização e a análise de um conjunto de dados disponíveis. Nessa área, o profissional será habilitado a criar ou a aplicar métodos que possam quantificar os erros contidos em uma pesquisa por amostra.


Texto Anterior: Carreira/Matemática: Estudo matemático é aplicado em informática e economia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.