São Paulo, terça-feira, 06 de fevereiro de 2007
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Cotidiano da área inclui contato com setor de marketing e com fornecedores

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao abrir um pote de creme para o rosto, a mulher pode não imaginar que o toque agradável e o brilho do frasco passaram pelo crivo do engenheiro de materiais Romulo Zamberlan, 26. Ele é responsável pelo desenvolvimento de embalagens de uma das linhas de cosméticos da Natura.
Formado há quatro anos pela Escola Politécnica da USP, na hora de escolher a carreira chegou a pensar em estudar engenharia de produção, por causa da "visão mais administrativa do negócio". "Acabei optando pela engenharia de materiais devido ao grau de inovação."
Há um ano e meio na função, Zamberlan explica que cabe a ele pôr em prática as idéias do marketing da empresa e sugerir os melhores materiais de acordo com os aspectos técnicos.
"O grande desafio é conseguir transmitir o conceito da marca por meio da embalagem: desde a caixa e o celofane que vai em volta dela até os frascos e a tampa do produto."
O engenheiro conta que procura usar produtos que reduzam o impacto na natureza, como materiais reciclados.
Na empresa há uma pequena área para fazer pesquisas de novos materiais, mas a rotina de trabalho de Zamberlan é tomada por reuniões com fornecedores e a área de marketing.
"Como o curso na faculdade teve uma abordagem muito técnica, quero fazer um MBA na área de gestão empresarial, que será muito importante no meu dia-a-dia", diz.
Na sua opinião, o potencial de crescimento da carreira é muito promissor porque esse tipo de formação acaba sendo o diferencial de mercado. (FC)


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