São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARREIRA

Naturólogo usa elementos da natureza para cuidar da saúde

Com primeiro curso criado há 10 anos no Sul, profissão está em expansão

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO

Tratar inflamações com cheiros e menopausa com florais. Assim trabalha o naturólogo, um terapeuta que utiliza métodos naturais e não indica medicamentos convencionais.
A profissão é relativamente nova no Brasil. O primeiro curso nasceu há apenas dez anos, na Unisul, em Santa Catarina. Em 2002, a Anhembi Morumbi, em São Paulo, criou o seu.
"E a tendência é que surjam mais cursos", afirma Marcia Fernandes, coordenadora do curso de naturologia da Anhembi. "Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com a saúde, e o trabalho do naturólogo é este, cuidar com terapias complementares."
Segundo Marcia, há alguns anos, as terapias naturais eram utilizadas para recuperar a saúde, depois que o problema já havia aparecido. Agora, isso mudou. "Elas estão aí para promover a saúde, e, por isso, vêm crescendo bastante."
De acordo com ela, quem se interessa por naturologia é, geralmente, "aquela pessoa que cresceu tomando homeopatias e que se interessa por meditação e florais".
Rozane Goulart, coordenadora do curso da Unisul, completa: "O graduando em naturologia tem uma proposta diferenciada de vida, que já começa na alimentação; ele come alimentos mais saudáveis e é bastante ligado à preservação do ambiente".
É o caso de Jéssica Mimessi, 22, aluna do último ano do curso da Anhembi. "Sempre me preocupei com o meu bem-estar. Sinto que a nossa cultura não é se cuidar, mas as pessoas estão vendo que o sentimento interfere sim na saúde."
As disciplinas dos dois cursos -ambos têm quatro anos e meio de duração- incluem, por exemplo, processos biológicos, bioconsciência e saúde. Há ainda aulas de anatomia humana, botânica aplicada, musicoterapia e cromoterapia.

Trabalho
O naturólogo pode trabalhar em clínicas e consultórios de saúde, que oferecem técnicas como massagem e fitoterapia (tratamento com plantas).
Outro local em que os profissionais podem atuar e em que seu trabalho está crescendo, segundo Marcia, é em spas. "O naturólogo trabalha com todas as áreas do corpo humano. Indica como deve ser a alimentação, as atividades do cliente e conversa sobre problemas pessoais", diz ela. "Eles trabalham a pessoa de forma integral: com o físico, o psicológico, o energético e o ecológico."
Os naturólogos estão começando a aparecer também em empresas. São contratados para cuidar do bem-estar dos funcionários, comandando sessões de ioga e outras atividades de relaxamento.
No início, o recém-formado que atende sozinho ganha de R$ 50 a R$ 100 por hora.


Texto Anterior: Interior de SP: Mackenzie abre curso de direito em Campinas
Próximo Texto: Alunos tentam regulamentar a profissão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.