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CORREÇÃO
Redação da Unicamp exige a leitura dos textos fornecidos
Seguir as instruções fornecidas no enunciado da proposta é fundamental
THAÍS NICOLETI DE CAMARGO
CONSULTORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Participando da Oficina de
Redação da Unicamp, oferecida
a professores de português,
confirmei alguns pontos já bastante divulgados sobre a concepção da prova e vi desfeitos
uns tantos mitos sobre os critérios de correção dos textos.
A redação no vestibular da
Unicamp é vista como um problema a resolver, logo é fundamental seguir as instruções fornecidas no enunciado da proposta. A resposta do candidato
será analisada pelo corretor segundo quatro critérios básicos,
que compõem a chamada grade
de correção: consistência temática, uso da coletânea (material de leitura), tipo de texto e
coesão/modalidade.
De modo geral, o candidato
tem de mostrar que compreende o que lê e que articula as
ideias de maneira autônoma,
construindo um raciocínio.
A Unicamp valoriza a leitura
que ultrapassa o senso comum,
mas não exige que o candidato
tenha criatividade (se tiver, ótimo, mas nada de fazer desenhos na página, por exemplo).
O uso da coletânea é verificado não pela quantidade de excertos citados no texto, mas pela qualidade da articulação de,
pelo menos, alguns dos elementos oferecidos.
É preciso estar atento às características da estrutura textual escolhida: dissertação,
narração ou carta. Segundo a
Unicamp, não há uma proposta
mais fácil que a outra. Valoriza-se o projeto de texto do candidato, ou seja, a sua ideia e as estratégias para desenvolvê-la.
Quanto aos aspectos formais,
o importante é garantir a fluência do texto como um todo, o
que se obtém com o bom uso do
vocabulário e dos elementos de
coesão (pronomes, conjunções
etc.). Perde nota o texto que
traz dificuldades de leitura.
THAÍS NICOLETI DE CAMARGO é consultora de
língua portuguesa do grupo Folha-UOL
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