São Paulo, terça-feira, 07 de julho de 2009
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CORREÇÃO

Redação da Unicamp exige a leitura dos textos fornecidos

Seguir as instruções fornecidas no enunciado da proposta é fundamental

THAÍS NICOLETI DE CAMARGO
CONSULTORA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Participando da Oficina de Redação da Unicamp, oferecida a professores de português, confirmei alguns pontos já bastante divulgados sobre a concepção da prova e vi desfeitos uns tantos mitos sobre os critérios de correção dos textos.
A redação no vestibular da Unicamp é vista como um problema a resolver, logo é fundamental seguir as instruções fornecidas no enunciado da proposta. A resposta do candidato será analisada pelo corretor segundo quatro critérios básicos, que compõem a chamada grade de correção: consistência temática, uso da coletânea (material de leitura), tipo de texto e coesão/modalidade.
De modo geral, o candidato tem de mostrar que compreende o que lê e que articula as ideias de maneira autônoma, construindo um raciocínio. A Unicamp valoriza a leitura que ultrapassa o senso comum, mas não exige que o candidato tenha criatividade (se tiver, ótimo, mas nada de fazer desenhos na página, por exemplo).
O uso da coletânea é verificado não pela quantidade de excertos citados no texto, mas pela qualidade da articulação de, pelo menos, alguns dos elementos oferecidos. É preciso estar atento às características da estrutura textual escolhida: dissertação, narração ou carta. Segundo a Unicamp, não há uma proposta mais fácil que a outra. Valoriza-se o projeto de texto do candidato, ou seja, a sua ideia e as estratégias para desenvolvê-la.
Quanto aos aspectos formais, o importante é garantir a fluência do texto como um todo, o que se obtém com o bom uso do vocabulário e dos elementos de coesão (pronomes, conjunções etc.). Perde nota o texto que traz dificuldades de leitura.

THAÍS NICOLETI DE CAMARGO é consultora de língua portuguesa do grupo Folha-UOL



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