São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp investe em cursos com ciclo básico

DE SÃO PAULO

O recente anúncio de um único curso capaz de dar até cinco diplomas diferentes, a depender da opção do aluno fez, faz da Unesp a mais nova universidade pública a aderir ao sistema de ciclos básicos.
O bacharelado em ciências exatas do IFT (Instituto de Física Teórica), que funcionará na Barra Funda em 2012, será o primeiro da instituição a oferecer um período de formação básica -ao fim do qual já é possível sair com diploma e ainda fazer outras formações específicas.
No caso do bacharelado em ciências exatas, o estudante poderá optar por cursar um ano de física, que pode ser teórica, ambiental ou financeira, ou dois anos de meteorologia.
"Isso é uma tendência", afirma Rogério Rosenfeld, diretor do IFT. Ele diz que o seu curso novo é inspirado nos modelos da UFBA (federal da Bahia) e da UFABC (federal do ABC).
Para o professor, uma das maiores vantagens é dar tempo para que o aluno conheça a área em que vai atuar e opte com consciência. "A pessoa entra [na universidade] sem saber direito o que quer. O ciclo básico evita a especialização precoce", afirma.
Na Unesp, o ciclo básico já conta com a simpatia do reitor Herman Voorwald e do conselho universitário.
Para Voorwald, a formação básica dá ao estudante a possibilidade de ingressar mais cedo no mercado.
O curso assim planejado, diz, serve como uma boa base para cursos complementares. "Com um ciclo básico de boa qualidade, não dá para ter um curso ruim na sequência."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Diferencial da Unesp é estar em todo o Estado de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.