São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFSCAR

Concorrência no curso de medicina é a maior entre as federais do país

São 172,58 candidatos por vaga; a boa notícia é que a lista costuma rodar

Marcelo Justo/Folha Imagem
O estudante Edgard Taguchi, 19, que prestará vestibular para engenharia da computação na UFSCar

DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa por uma vaga em medicina na UFSCar é a maior do país entre as universidades federais brasileiras. Serão 6.903 candidatos para 40 vagas -ou 172,58 por vaga.
O levantamento foi feito pelo Fovest nas 55 federais do país. O número supera também a disputa para medicina de USP (41,73), Unicamp (89,7) e Unesp (129,2). A concorrência na Unifesp (federal) é de 116,67 candidatos por vaga.
A universidade diz não saber exatamente a razão para a enorme concorrência.
Para os alunos, há ao menos uma boa notícia: a lista de aprovados costuma rodar. Isso se explica graças a um fenômeno comum em vestibulares de medicina: quem presta UFSCar também faz o vestibular das demais públicas paulistas.
É exatamente o que ocorre com João Paulo Rodrigues Duarte, 19. Ele prestou USP, Unicamp, UFMG e fará UFSCar e Unifesp, esperançoso em conseguir uma vaga em uma delas. João Paulo quer estudar medicina e, depois, especializar-se em oncologia infantil.
"E a lista dos primeiros colocados é sempre coincidente. Os mesmos que são aprovados aqui também passam em outras universidades, pois estão em um nível top", diz Vitor Sordi, pró-reitor adjunto de graduação.
No ano passado, por exemplo, o último convocado do curso de medicina estava na 128ª posição da lista de chamada.
Neste ano, a lista deve continuar a rodar, mas com mudanças: nas universidades USP, Unesp e Unicamp, a relação de aprovados sai antes -entre o fim de janeiro e o início de fevereiro- do que na UFSCar.

Característica
Criado em 2006, o curso de medicina da UFSCar é voltado para o cuidado individual e coletivo, a gestão em saúde e a educação permanente, com grande ênfase na prática profissional, diz o coordenador Bernardino Souto. A primeira turma ainda não se formou.


Texto Anterior: Vestibular tem recorde de inscritos
Próximo Texto: Carreira: Biomedicina tem 33 campos de atuação regulamentados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.