São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MATEMÁTICA

Uma função que ajuda a polícia

JOSÉ LUIZ PASTORE MELLO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Após acidentes de trânsito que envolvem derrapagem de automóveis, uma fórmula muito usada pela polícia americana para estimar a velocidade do veículo antes do acidente é v = (raiz quadrada) 30.d.c, onde v é a velocidade do carro (em milhas por hora), d é a distância da derrapagem (em pés), e c é uma constante de atrito determinada pelo tipo de pavimentação da pista (concreto, asfalto, cascalho, piche) e pelo fato de a estrada estar molhada ou seca. Uma vez compreendido o significado de c, vamos refletir sobre a seguinte pergunta: o valor da constante de atrito de uma estrada molhada é maior ou menor que o da mesma estrada seca? Se dois veículos derraparam à mesma distância de 50 pés, um em estrada molhada e o outro em estrada seca, é razoável imaginar que a velocidade do primeiro era menor que a do segundo, o que implica dizer, após observarmos a fórmula dada, que o coeficiente de atrito de uma estrada molhada deve ser menor que o de uma estrada seca. Consultando uma tabela técnica, verificamos que o raciocínio está correto dado que uma estrada de piche molhada tem c=0,5, ao passo que a mesma estrada seca tem c=1.
Para uma estrada de concreto, os valores de c seriam 0,4 e 0,8, respectivamente.
Apesar de a fórmula apresentada ser muito prática para cálculos aproximados, no caso brasileiro teríamos de adaptá-la, uma vez que estamos habituados a medir velocidade de veículos em km/h e distância de derrapagem em metros. Sabendo que 1 milha/hora é aproximadamente igual a 1,6 km/h e que 1 pé é aproximadamente igual a 0,3 metro, a fórmula com d em metros e v em km/h seria v = 16(raiz quadrada)d.c .
Analisemos um exemplo: se um veículo derrapa 20 metros em uma pista de concreto seca antes de uma batida, sabemos pela fórmula que sua velocidade aproximada era de v = 16 (raiz quadrada)20.0.8, ou seja, v= 64 km/h.


José Luiz Pastore Mello é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
E-mail: jlpmello@uol.com.br


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Português: Contradição pode ser apenas aparente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.