São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003
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Moda no Brasil é casual, afirma Costanza Pascolato

Patricia Santos - 15.jul.2002/Folha Imagem
Constanza Pascolato, para quem o vestuário deve trazer bem-estar


DA REPORTAGEM LOCAL

A moda brasileira tomou o seu próprio rumo no mercado mundial. Hoje, existe não a cópia de produtos comercializados em outros países, mas a exportação da criatividade brasileira, diz Costanza Pascolato, empresária de moda, para a Folha. Leia a entrevista.
 

Folha - Qual a característica atual da moda brasileira?
Costanza -
A moda no Brasil não é mais elitizada, a "alta moda". Hoje, ela é casual, baseada no conforto com estilo e adaptada ao clima quente. A criação ajustou-se às condições brasileiras.

Folha - Há espaço para esse mercado crescer no país?
Costanza -
Em países como os EUA ou na Europa, a moda é estimulada pela juventude. No Brasil, o público de 40, 50 anos ou mais quer ser jovem, o que potencializa o mercado nacional. O brasileiro ainda se veste pouco, apesar de ter vontade de consumir. Se sobra dinheiro no bolso, ele vai às lojas.

Folha - Qual o principal desafio da moda?
Costanza -
Os produtos eletrônicos, como aparelhos de som e computadores, hoje são os grandes concorrentes da roupa nova. O desafio do brasileiro é tornar o vestuário atraente, mágico e de melhor qualidade. Ele deve ser sedutor, pois, de um certo ponto de vista, já possuímos toda a roupa de que precisamos. O vestuário deve trazer uma sensação de bem-estar e de auto-estima para o usuário.


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