São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002
  Texto Anterior | Índice

Estágio na graduação é oportunidade de o estudante conhecer diversas áreas

DA REPORTAGEM LOCAL

Para decidir qual das várias áreas de atuação o estudante quer seguir, é aconselhável fazer estágios em vários laboratórios de sua faculdade ou de outros institutos, mas não logo no início do curso.
"O primeiro ano é composto de matérias básicas para que o aluno amadureça e conheça as diversas áreas. Depois que tiver os conhecimentos fundamentais, aí ele deverá procurar um estágio", disse Maria Aparecida Morales, professora da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro.
Cursar biologia exige um pouco de sangue-frio do aluno, pois inevitavelmente ele terá de abrir animais para conhecer sua anatomia interna. "Mas isso não é privilégio de nosso curso. Em qualquer graduação em biológicas o estudante terá de passar por isso", afirma Maria Luiza Salatino, professora do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo ela, que fez graduação em farmácia, dependendo da especialização escolhida, depois da graduação, o biólogo não precisa mais abrir animais. "Se, por exemplo, a pessoa resolve fazer pesquisa em botânica, não precisa ver sangue todos os dias."



Texto Anterior: Carreira/Biologia: Concorrido, curso oferece mais que genética e ambiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.