São Paulo, terça-feira, 09 de junho de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesmo curso em outro campus tem questão diferente

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem escolher um curso de saúde na próxima edição da Fuvest vai se deparar com algo inusitado: quatro graduações iguais da área vão cobrar disciplinas diferentes entre si, por serem oferecidas em campi distintos da USP.
Enfermagem, nutrição, fonoaudiologia e odontologia estão nessa situação.
O candidato que optasse no ano passado, por exemplo, por odonto nos campi de Bauru, Ribeirão Preto ou São Paulo teria pela frente as mesmas matérias na segunda fase, independentemente da opção. Agora, será diferente.
Se escolher odontologia em São Paulo, o aluno responderá no terceiro dia da segunda etapa a questões de química, biologia e geografia. Já em Ribeirão, sai geografia e ficam só química e biologia. A prova para Bauru cobrará física, química e biologia.
Isso acontece porque os cursos de cada campus buscam diferentes perfis de alunos, diz a presidente da comissão de graduação de odontologia da USP, Maria Ercilia de Araujo.
"Odontologia em Bauru, por exemplo, busca candidatos com formação mais técnica, por isso cobra física. Já em São Paulo, o curso exige um perfil humanista, então é importante cobrar geografia."
Para o coordenador do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, isso mostra que não há unidade na USP. "Cada curso faz o que quer. O aluno pode se confundir com as mudanças."
O caso se repete em cursos de outras áreas.
O bacharelado em química, por exemplo, vai cobrar disciplinas diferentes de quem escolher por São Carlos ou Ribeirão. (RS)


Texto Anterior: Matéria muda em 11 dos 15 cursos mais disputados
Próximo Texto: Segunda fase: Segundo dia deve ser o mais corrido, mas com nível mais fácil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.