São Paulo, terça-feira, 09 de junho de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGUNDA FASE

Segundo dia deve ser o mais corrido, mas com nível mais fácil

Dificuldade tende a subir no terceiro dia da 2ª etapa

RAFAEL SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o novo formato do vestibular da Fuvest, o segundo dia da segunda fase deve ser o mais corrido para os estudantes, afirma o pró-reitor substituto da USP, Quirino Carmello.
"Os alunos vão responder a 20 questões, mais do que a média dos outros dias, e sobre todos os assuntos. Então deve ser a prova em que surgirão mais dificuldades com o tempo", diz.
Apesar disso, afirma Carmello, o tempo dado é suficiente -serão 12 minutos por questão no segundo dia, que terá quatro horas de prova como nos demais dias da segunda fase.
A tendência é que as questões exijam respostas mais simples no segundo dia, diz o pró-reitor substituto. "A profundidade e a dificuldade do que será cobrado deve ser menor, porque vai abranger todas as áreas."
O dia que deve causar menos estranheza aos alunos é o primeiro da segunda fase, em que serão cobradas dez questões discursivas de português e uma redação, igual ao ano passado.
No terceiro dia, quando caem 12 perguntas mais específicas de cada curso, o nível de cobrança deve subir, de acordo com o pró-reitor Carmello.
Ele afirma que essas são as linhas gerais do que se espera do exame, apesar de a elaboração das questões ser responsabilidade da Fuvest (fundação que realiza o vestibular da USP).

Indefinição
Ninguém sabe exatamente qual vai ser o nível de dificuldade da Fuvest com as mudanças, ressalta Alberto Francisco do Nascimento, diretor do Anglo.
O ideal, diz ele, é que houvesse exemplos oficiais de questões, de maneira similar ao que está sendo prometido pelo Ministério da Educação para o novo Enem -50 testes devem ser divulgados na internet.
"Dizem que as mudanças são para cobrar mais formação humanística, mas eu duvido que não irão surgir questões de relevo e geografia física, assuntos bem difíceis", diz a estudante Stephanye Mariano, 19, candidata a uma vaga em medicina.
Outra alteração na Fuvest é que a primeira fase, que antes valia metade da nota final, será só eliminatória. Os três dias da segunda fase terão peso igual.


Texto Anterior: Mesmo curso em outro campus tem questão diferente
Próximo Texto: Novidade: Inscrição da Fuvest vai ser exclusivamente pelo site
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.