São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ler tema antes de textos ajuda a fazer redação

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma dica importante na redação da Unesp é ler a proposta de tema antes de ir aos textos de apoio, segundo Maria Aparecida Custódio, professora de redação do Objetivo.
"O candidato, assim, já fica ciente do que está sendo cobrado dele e faz depois uma leitura direcionada dos textos de apoio, que são longos", diz ela.
Em geral, a prova oferece três ou quatro textos desse tipo, para ajudar o aluno, com posições favoráveis ou contrárias ao tema cobrado.
Mas o candidato não deve se limitar a eles. Vale a pena usar um argumento próprio na redação, diz a professora, desde que seja com bom senso. "O texto ganha em originalidade, e o vestibulando pode obter alguns pontos a mais."
A única opção de redação é a dissertativa, que requer do vestibulando assumir uma posição logo nos primeiros parágrafos. Ler jornais e revistas dá bagagem para argumentar. "O aluno deve ter coerência e concluir com uma posição similar à que começou", afirma Alessandra Venturi, coordenadora do Cursinho da Poli. (RaS)


Texto Anterior: Unesp: Aluno que for para a lista de espera tem chance alta
Próximo Texto: Fique de olho: MEC suspende vestibular de 2 cursos de medicina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.