São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIQUE SABENDO

EFEITO ENEM

UFRJ e Unicamp registram abstenção recorde no vestibular

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de elevar o índice de ausentes na Fuvest (7,8%) e em federais como Unifesp e UFSCar, o efeito Enem atingiu a Unicamp e a UFRJ.
No vestibular da federal do Rio, a abstenção chegou a 44%. Neste ano, a UFRJ adotou o Enem como primeira etapa, não cobrou inscrição e convocou todos os candidatos para a segunda fase, no último final de semana.
Com isso, o número de inscritos chegou ao patamar recorde de 73.848. Com tantos candidatos, mesmo a alta abstenção não fez variar muito o número médio de presentes dos últimos anos, de cerca de 43 mil.
A UFRJ explica o alto número de ausentes pela grande quantidade de candidatos de fora do Estado e pelo fato de ter sido um dos últimos vestibulares do país a realizar a sua segunda fase. Assim, muitos estudantes aprovados em outras universidades desistiram da prova.
A UFRJ vai corrigir apenas as provas de segunda fase dos candidatos mais bem colocados no Enem -os nomes desses vestibulandos sairão em 17 de fevereiro.
Na Unicamp, a abstenção no domingo foi de 8,1%, a maior dos últimos anos. Para a coordenação do vestibular, tal fato se deve à coincidência de datas de vestibulares depois que o Enem foi adiado -a primeira prova da Unicamp foi realizada no mesmo dia do vestibular da UFRJ.
A segunda fase da Unicamp termina amanhã. Hoje, os candidatos enfrentam as provas de física e geografia. Amanhã, é a vez de matemática e inglês.
Acompanhe a cobertura do vestibular da Unicamp no Blog do Fovest, no endereço http://blogdofovest.folha.blog.uol.com.br.


Texto Anterior: Deu na mídia: A China e os 60 anos da revolução (parte 1)
Próximo Texto: Bilíngue: Presidente deve sancionar hoje a criação da Unila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.