São Paulo, terça-feira, 14 de julho de 2009
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PRINCIPAIS MUDANÇAS NOS CURSOS

Mackenzie
- Desde o primeiro semestre de 2009, o currículo passou a valorizar mais as linguagens (texto, imagem e som) e sua adequação às plataformas (impresso, rádio, internet e TV), sem deixar de lado a formação humanística
- Disciplinas editoriais como "Produção da Notícia" foram desmembradas e receberam nova terminologia, como "Pauta e Apuração" e "Redação e Edição"
- Outras foram organizadas de forma a seguir as editorias existentes nos veículos de comunicação, como "Jornalismo Político", "Jornalismo Internacional", "Jornalismo, Cidade e Cotidiano" etc.
- As disciplinas de rádio e TV mudam de nome e passam a ensinar o aluno a produzir também videocasts e podcasts
- Foi incluída a disciplina de "Crossmedia e Netpublishing", que ensinará os alunos a adaptar um conteúdo feito para o impresso para a internet, televisão ou rádio, além de trabalhar com ferramentas como blogs e o Twitter.
- Haverá disciplinas que trabalham a linguagem do cinema e da música
- Disciplinas que antes eram optativas, como "Jornalismo Esportivo", passam a ser obrigatórias
- As teorias também foram reorganizadas. Sociologia e filosofia serão dividas entre moderna e clássica. Geografia vai trabalhar, além da geopolítica, a geografia da cidade. Foram incluídas ainda disciplinas sobre meio ambiente e políticas públicas
- A carga horária foi modificada. Aproveitando janelas na grade horária, as 2700 horas/aula de 50 minutos foram substituídas por 3600 horas/aula de 45 minutos. Isso não altera a duração do curso

Cásper Líbero
- Alunos terão de trabalhar com ferramentas como os blogs ou o Twitter, por exemplo, desde o primeiro ano do curso
- A faculdade pretende lançar, no ano que vem, um curso de especialização em jornalismo para estudantes formados em outras áreas e pretende discutir a criação de um mestrado, ambos como opção a quem não quiser cursar jornalismo na faculdade

PUC-SP
- Tem passado por modificações curriculares nos últimos três anos, que prevê seis eixos de formação: humanística, profissional, processos comunicacionais, monitoramento e orientação, processos experimentais e processos laboratoriais
- Ênfase na internet e nas novas tecnologias, o que inclui a criação de uma agência de notícias on-line até o fim de 2010, que disponibilizará conteúdos do impresso, rádio e TV

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