São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOGRAFIA

População urbana vai superar a rural

EDER MELGAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 27 de junho foi lançado pelo Fundo de População das Nações Unidas o 30º relatório sobre a Situação da População Mundial, abordando o tema da urbanização da população. Tomo a liberdade de apresentar aos vestibulandos um resumo das conclusões do trabalho. 1) Em 2007, a população urbana soma, pela primeira vez na história, 50% da população mundial; 2) Os países, as cidades e os indivíduos mais pobres serão mais atingidos pelas mudanças climáticas; 3) As cidades representam a melhor oportunidade de escapar da pobreza, apesar de concentrá-la; 4) O processo de urbanização é inevitável; 5) A maior parte do crescimento da população urbana acontecerá nas cidades médias; 6) A concentração da população nas cidades é menos prejudicial ao ambiente do que se ela fosse dispersa; 7) Atualmente, a maior parte do crescimento populacional urbano resulta do crescimento vegetativo das cidades.
Algum vestibular muito ávido por novidades pode resolver cobrar as conclusões. Entre elas, chama bastante a atenção a que aponta o crescimento vegetativo das cidades, que é a diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade, como a principal causa da urbanização atual da população mundial.
Em boa parte do processo de urbanização de inúmeros países, inclusive do Brasil, o êxodo rural foi a causa principal, no entanto, o relatório alerta que, quanto mais urbano fica um país, menor será o número de potenciais migrantes rurais-urbanos disponíveis, o que aumenta a participação do crescimento vegetativo.
Quando falamos em urbanização da população mundial, não significa necessariamente que a população rural esteja diminuindo em termos absolutos. Não está diminuindo, só crescendo menos. Em 1950, era aproximadamente 1,77 bilhões e em 2007 corresponde a 3,30 bilhões, enquanto a urbana, no mesmo período, saltou de 0,73 bilhão para 3,30 bilhões.


EDER MELGAR é coordenador de geografia do curso Intergraus


Texto Anterior: Literatura: Machado e Eça: dois realistas bem diferentes
Próximo Texto: Pública: Começam inscrições para o processo seletivo da Unicamp
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.