São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2006
  Próximo Texto | Índice

UNICAMP

Preocupação com segurança leva a alterações neste ano

Saída com caderno de prova só acontecerá após 3h 30

DA REPORTAGEM LOCAL

A preocupação da vez no vestibular 2007 da Unicamp é com a segurança. Neste ano, o processo seletivo vai ser mais rigoroso com o horário de saída dos estudantes e com o preenchimento do caderno de respostas. Os fiscais já foram orientados a enfatizar que provas a lápis não serão corrigidas.
No ano passado, a capa do exame continha essa orientação. Porém, a mensagem será grafada também na lousa das salas de aplicação das provas. "A prova a caneta é uma polêmica antiga aqui. O vestibular virou um assunto legal, então é importante que o exame, que é um documento, não seja alterável", explica o coordenador do vestibular, Leandro Tessler.
Outra preocupação é com o vazamento de informações a estudantes durante a prova. No vestibular passado, após duas horas e meia de prova, os estudantes podiam entregar a resposta e sair com o caderno de questões. Imediatamente, alguns cursinhos publicavam resoluções na internet.
Segundo Tessler, nunca houve notícia de que estudantes que respondiam a prova tivessem tomado contato com alguma dessas resoluções. "Mas, por via das dúvidas, a gente vai adotar um novo esquema. A partir de agora, quem quiser sair sem as perguntas poderá sair em duas horas. Quem quiser o caderno de prova vai ter de esperar três horas e meia."
A medida também acontece para garantir o sigilo nas cidades onde o exame é aplicado e que não têm o horário de verão. Nelas, o início da aplicação fica atrasado em uma hora.
Outras alterações o candidato só vai perceber na segunda fase. É que a Unicamp vai deixar de publicar as listas de espera, porque provocavam "muita expectativa" nos vestibulandos. Só na última chamada é que haverá a divulgação dos que estão próximos de conseguir uma vaga. Além disso, as provas de aptidão da segunda fase não exigem mais nota mínima de 50%. Para ser aprovado, o candidato precisa apenas não zerar.

Local de prova
Quem vai prestar o exame tem de ficar atento ao local de prova, que já está disponível no site da instituição. Quem se inscreveu e ficou sem saber o local precisa contatar a organização pelos telefones 0/xx/19/3521-7932 ou 0/xx/19/3521-7665.
A primeira fase acontece no próximo domingo. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13h, já que os portões serão fechados às 13h45. (SH e VS)


Próximo Texto: Mudança de nome de educação artística para artes visuais faz procura crescer 30,2%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.