São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança de nome de educação artística para artes visuais faz procura crescer 30,2%

DA REPORTAGEM LOCAL

A mudança no nome de um curso da Unicamp fez com que o número de inscritos tivesse um "boom". Foi educação artística -que agora é nomeado artes visuais e tem um número 30,2% maior de candidatos.
O curso que teve maior crescimento no número de inscritos foi tecnologia em informática em período integral, procurado por 151 estudantes no vestibular 2006 e por 400 agora: o equivalente a um aumento de 164,9% no número de inscritos.
Mesmo assim, o mais concorrido continua a ser medicina, com 79,7 candidatos disputando uma vaga (veja a relação candidato/vaga completa na tabela ao lado).
Para o diretor do colégio e cursinho Integral, Milton Maia, a relação candidato/vaga pode apresentar alterações bruscas de um ano para o outro em virtude de "modismos".
"Se algum curso ganha exposição na mídia, ou ganha fama por algum motivo, ele vira moda, as pessoas se interessam mais por ele e a procura aumenta. Isso já aconteceu com turismo, por exemplo."
Um provável exemplo é a graduação em estudos literários. Criada no ano passado, a novidade atraiu 302 vestibulandos para a disputa. Neste ano, o número dos que procuraram o curso foi de 172, uma queda de 43%.
O crescimento de procura que teve pedagogia noturno, com 72,4% de aumento, não está relacionado a modismos, segundo a Comvest. Como foram concedidas isenções de taxa de inscrição do vestibular para o curso, muito mais estudantes se interessaram e decidiram realizar o processo seletivo.


Texto Anterior: Preocupação com segurança leva a alterações neste ano
Próximo Texto: Unicamp: Em SP, prova é a única sem testes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.