São Paulo, terça-feira, 15 de dezembro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIFESP E UNESP

Questão discursiva deve ser lida e relida

Alunos costumam errar nesse tipo de pergunta por falta de atenção, diz professor da Unesp

DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato deve ficar atento às questões discursivas da segunda fase da Unesp e da Unifesp: erros bobos podem custar pontos valiosos.
Pesquisador da Vunesp e professor da Unesp em São José do Rio Preto, Rogério Chociay elencou os tropeços mais comuns nesse tipo de prova.
A principal dica, diz ele, é prestar muita atenção ao enunciado. "Deve-se tomar muito cuidado ao achar que a pergunta é simples, porque é muito fácil errar nessas situações."
Autor de um livro sobre o tema, Chociay sugere que o candidato leia as perguntas mais de uma vez antes de decidir respondê-las. "Senão o aluno se equivoca e parece que ele está respondendo a uma outra pergunta", afirma.
Nas respostas, deve-se evitar também: 1) ser excessivo a ponto de escrever em demasia e se atrapalhar; 2) ser lacônico, com resposta muito curta, o que pode sinalizar que o aluno não sabe resolver a questão; 3) ser prolixo, tentando escrever bonito. "Às vezes o aluno acha que isso vai ajudá-lo, mas estraga a resposta", diz o professor.
Outra dica é não construir frases que possam demonstrar incerteza em relação ao tema cobrado.
"Usa-se, incorretamente, muito o futuro do pretérito -teria, seria, poderia... Isso revela insegurança na resposta."
Edmilson Motta, coordenador do cursinho Etapa, diz que, comparativamente às perguntas de múltipla escolha, o impacto das questões discursivas na nota é grande -daí a necessidade de o aluno redobrar a atenção. "Elas são em menor número. Por isso, valem mais. Às vezes, o aluno perde ponto por se esquecer de colocar unidade [de medida, por exemplo], por redigir mal. Aí, comete um erro bobo e compromete muito a nota", diz Motta.


Texto Anterior: Medicina: Nas duas públicas, curso é o de maior concorrência
Próximo Texto: Aeronáutica: Começa hoje o vestibular do ITA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.