São Paulo, terça-feira, 15 de dezembro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AERONÁUTICA

Começa hoje o vestibular do ITA

Cursinho aconselha aluno a não tentar resolver problemas novos agora e a fazer revisões leves

PATRÍCIA GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem passou o ano inteiro estudando pesado tem entre hoje e sexta-feira para mostrar que valeu a pena todo o esforço para entrar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
São, ao todo, quatro dias de provas. A primeira, que começa às 8h de hoje, é a de física. Serão dez questões dissertativas e 20 objetivas. Amanhã, são 20 testes de português e 20 de inglês, mais a redação. Na quinta, é a vez da prova de matemática e, na sexta, da de química. Os exames dos dois últimos dias têm a estrutura do primeiro: 20 testes e dez questões abertas.
A nota final é a média aritmética dos quatro dias, excetuando-se a prova de inglês -que não conta no resultado, mas exige nota mínima (40%).
Para ser aprovado, o candidato tem que estar preparado para encarar provas com nível de exigência alto. A complexidade da prova, afirma o professor Luiz Carlos Rossato, coordenador do vestibular do ITA, é necessária porque a concorrência é grande. Neste ano, são 50 candidatos por vaga.
"Queremos um aluno que tenha bom raciocínio matemático e base de física", diz Rossato, dando uma pista das disciplinas mais temidas pelos alunos.
Feres Fares, que prepara alunos para o vestibular do ITA há 20 anos, diz ser muito comum que candidatos desistam do vestibular depois da prova de matemática. "Muita gente nem vai para a prova de química, no dia seguinte."
Agora que as provas já estão ocorrendo, Fares sugere revisões leves na véspera. "Nada de resolver problema novo."
O erro mais comum na hora da prova, diz Fares, é tentar acertar todas as questões e perder o controle do tempo. Por isso, o professor deixa a dica: "Depois de garantir 14 testes certos, o melhor é passar logo para as dissertativas [porque cada uma delas vale dois testes]", afirma, sobre as provas de física, química e matemática.
A lista de aprovados será divulgada em 30 de dezembro pelo site www.ita.br.


Texto Anterior: Unifesp e Unesp: Questão discursiva deve ser lida e relida
Próximo Texto: Vale a pena saber / Redação: Reflexão rasa empobrece texto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.