São Paulo, terça-feira, 17 de julho de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOB PRESSÃO

Vestibulandos se disciplinam para conciliar aulas no colégio com curso semi-extensivo

Rotina múltipla ajuda no rendimento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Juliana Pestana dos Santos, 16, vai encarar uma jornada tripla, a partir de agosto: colégio pela manhã, semi-extensivo à tarde e estudo por conta própria à noite. Tudo para ser aprovada em seu primeiro vestibular para medicina.
"Vou ficar sobrecarregada, mas é o jeito. O lazer vai ter que ficar de lado", diz a estudante, que se matriculou no semi-extensivo para recuperar assuntos que não estudou com afinco durante os três anos do ensino médio.
Assim como Juliana, muitos vestibulandos acumulam atividades, na tentativa de dar conta do conteúdo cobrado pelos vestibulares do país.
Para Eliana Chumer, diretora do CPV Vestibulares, a rotina múltipla não prejudica o rendimento. "O que a gente recomenda é que o aluno reveja a matéria do colégio no cursinho. Não passamos lição, porque ele já tem provas, trabalhos e exercícios do colégio", diz.
De acordo com Eliana, o rendimento dos alunos que estão no colégio e fazem cursinho costuma melhorar. "Como eles recebem explicações de professores diferentes para um mesmo assunto, costumam ampliar sua visão sobre as matérias."

Estudo personalizado
Para otimizar o pouco tempo até as provas, o aluno precisa de disciplina e disposição para estudar, inclusive nos fins de semana. Os cursinhos costumam oferecer orientação.
Paulo Lima, coordenador pedagógico do CPV, explica o atendimento. "Perguntamos ao aluno quanto tempo livre ele tem para estudar. Em seguida, fazemos uma espécie de ranking sobre o grau de dificuldade que ele tem em cada matéria."
A partir do cruzamento desses dados, o coordenador faz uma porcentagem de quanto o aluno deve gastar em cada matéria. "Quando o aluno percebe as dificuldades, consegue focar melhor nos estudos."


Texto Anterior: Semi-extensivo é opção de estudo para últimos meses
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.