São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudar à tarde ou à noite pode ser mais produtivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Não conseguir ir para a cama cedo e sentir sono pela manhã é algo normal para boa parcela da população, especialmente para os jovens. Nesses casos, segundo Luiz Menna-Barreto, coordenador do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP, em vez de brigar com a tendência natural do organismo, o melhor é matricular-se no cursinho no período da tarde ou da noite.
 

Folha - Ir para a cama mais cedo resolve o problema de jovens com atraso no relógio biológico?
Luiz Menna-Barreto -
Adianta muito pouco, pois o organismo ainda não está preparado para o sono. Uma recomendação é não fazer força para dormir, pois isso acaba gerando ansiedade e espanta o sono.

Folha - Como é possível perceber se a pessoa é vespertina ou é matutina?
Menna-Barreto -
Uma avaliação grosseira pode ser feita ao observar os horários escolhidos pelas pessoas para realizar atividades físicas intensas durante as férias. Quanto mais tardio for o horário escolhido, mais vespertina será essa pessoa.

Folha - Sabendo disso, é melhor que o estudante se matricule em determinado período no cursinho ou na escola?
Menna-Barreto -
Se houver possibilidade, uma pessoa vespertina deve estudar à tarde e concentrar seus esforços em casa nos horários em que tem rendimento maior, à tarde e à noite.

Folha - A prática de estudar até tarde, pegando no sono, é ruim?
Menna-Barreto -
Ao cair sobre a apostila, ele não está aprendendo mais nada. Entretanto "estudar até tarde" para uma pessoa matutina não é o mesmo que para uma vespertina.

Folha - Tomar estimulantes, como o café e o guaraná, é aconselhável?
Menna-Barreto -
Regularmente não, pois essas substâncias tendem a adiar o início do sono e, como no dia seguinte os compromissos exigem acordar cedo, a pessoa acaba fabricando uma privação de sono, indesejável sobretudo quando essa situação se repete com freqüência.


Texto Anterior: Cochilar pode ajudar a recuperar a concentração
Próximo Texto: Já passei por isso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.