São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FORA DE SP

Federal de Juiz de Fora tem cursos com ciclo básico

Bacharelados interdisciplinares estão entre os diferenciais da mineira

THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com inscrições para seu vestibular prorrogadas até sexta-feira, a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), de Minas Gerais, oferece 3.229 vagas em 41 cursos.
Parte deles segue o modelo do bacharelado interdisciplinar, nas áreas de artes e design, ciências humanas e ciências exatas.
Nesse bacharelado, o aluno faz um ciclo básico em 2,5 a 3 anos e depois se especializa em uma área, completando cinco anos de graduação.
Quem optar por artes e design, por exemplo, poderá se especializar em moda, artes do espetáculo - cinema ou artes visuais. Em ciência humanas, as opções são ciências sociais, ciências da religião, turismo ou filosofia.
"Queremos que o estudante tome uma decisão profissional de forma mais madura", diz o pró-reitor de graduação, Eduardo Magrone.
Na graduação tradicional, as novidades para o próximo ano são os cursos de sistema de informação e ciências contábeis. Para 2012, deve ser lançada a graduação de ciências da religião -que será desmembrada do bacharelado em ciências humanas.

VESTIBULAR
A primeira fase da seleção foi substituída neste ano pelo Enem. Na segunda etapa, os candidatos podem optar pelo concurso vestibular, que oferece 70% das vagas, ou pelo Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto), que seleciona para as 30% restantes.
Na primeira opção, os vestibulandos realizam duas provas com dez questões discursivas cada uma, nos dias 20 e 21 de dezembro, apenas na cidade de Juiz de Fora.
Já o Pism é destinado a alunos que prestam uma prova ao final de cada ano do ensino médio. Neste ano, as provas acontecem nos dias 12, 13 e 14 de dezembro (1º e 2º anos) e 19, 20 e 21 (3º ano).
O conteúdo da prova depende da área de interesse -economia e administração, exatas, humanas ou saúde-, sendo que língua portuguesa é comum a todas. Não há redação na segunda fase.

CONHEÇA A UFJF

VESTIBULAR
1ª fase: nota do Enem
2ª fase: vestibular ou Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto)

Inscrições
As inscrições para o vestibular e para o Pism vão até as 15h de sexta, pelo site www.vestibular.ufjf.br

Taxa
R$ 110 (vestibular) e R$ 85 (Pism)

CURSOS COM NOTA MÁXIMA NO ENADE
administração, ciências biológicas, engenharia de produção, farmácia, fisioterapia, história, letras, odontologia, química, turismo e direito O Enade é uma avaliação do governo federal


Texto Anterior: Os Bixos
Próximo Texto: Unicamp estreia modelo novo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.