São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Unicamp estreia modelo novo

Na primeira fase, questões dissertativas foram substituídas por 48 testes de múltipla escolha

Letícia Moreira/Folhapress
Bruno, 20, vai prestar vestibular em três públicas de SP

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Mais de 57 mil estudantes fazem neste domingo a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp, que, a partir de agora, terá questões de múltipla escolha em vez das tradicionais dissertativas.
Serão 48 testes, com quatro alternativas cada um, divididos entre matemática, ciências humanas e artes e ciências da natureza.
Para Célio Tasinafo, da Oficina do Estudante, cursinho focado em Unicamp, o formato mudou, mas a essência das questões, não.
"A universidade vai continuar cobrando interpretação, leitura e capacidade de fazer relações. O que será cobrado continua parecido."
Outra grande mudança se refere à redação, já que os candidatos terão de fazer três textos de gêneros diversos. O peso dessa prova na nota final não mudou: a redação continua valendo 50%.
Com mais questões e mais textos para escrever, o tempo total do exame aumentou. Serão cinco horas, uma a mais que anteriormente.
"A introdução dos testes e os três textos na redação ajudarão a selecionar melhor os candidatos, principalmente nas carreiras mais concorridas", justifica Renato Pedrosa, coordenador da Comvest, responsável pelo exame.

SIMULADO
Apesar de esta ser a primeira prova aplicada nesses moldes, em maio, 1.128 estudantes tiveram a oportunidade de conferir na prática como ficou o novo vestibular da Unicamp, num simulado organizado pela Comvest.
Segundo pesquisa feita com os participantes, 60% avaliaram a prova de conhecimentos gerais como de dificuldade moderada. A redação teve a mesma avaliação para 49% dos estudantes.
Quem não foi sorteado para participar pode se orientar para o exame dando uma olhada nas questões cobradas no simulado, em www.comvest.unicamp.br.
Wellington Darcio, 19, que estuda no Cursinho do XI e vai tentar uma vaga em economia, aprovou as mudanças. "A prova fica mais rápida e menos cansativa." O novo modelo de redação também foi bem avaliado. "Se você não domina muito um dos assuntos, ainda tem chance de tirar uma nota boa com os outros dois [textos]."
A segunda fase acontece de 16 a 18 de janeiro e continua dissertativa. Ao todo, serão 66 questões.


Texto Anterior: Fora de SP: Federal de Juiz de Fora tem cursos com ciclo básico
Próximo Texto: Redação deve abordar situações do cotidiano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.