São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO ENEM

19 cursos da Unifesp usarão Enem como único critério de seleção

UFABC também adota exame como processo seletivo; UFSCar não decidiu ainda

RAFAEL SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) definiu como o novo Enem será adotado em seus 26 cursos, oferecidos em cinco diferentes campi.
No total, 19 graduações adotarão o Enem como único critério de entrada. Isso inclui todos os cursos dos campi de São José dos Campos, Baixada Santista e Guarulhos -com exceção de letras, que terá segunda fase.
Cursos mais tradicionais, como medicina, enfermagem, fonoaudiologia e ciências biológicas (modalidade médica), também terão segunda fase.
Segundo o pró-reitor de graduação da Unifesp, Miguel Roberto Jorge, a segunda etapa deve manter o exatamente o mesmo formato e conteúdo cobrado nos dois últimos dias do antigo vestibular da instituição.
Com isso, o primeiro dia desta etapa deve ter 45 questões do tipo teste (35 de português e 15 de língua estrangeira) e uma redação. Já o segundo dia cobrará 20 questões discursivas da área específica do curso (biológicas, exatas ou humanas).
"A definição quanto ao assunto deve sair nesta semana, mas a ideia até agora tem sido esta [a de manter o conteúdo cobrado]", afirma o pró-reitor.
Ele informa, ainda, que a segunda fase deve ocorrer em torno de 15 de dezembro e que o aluno terá de se inscrever no vestibular da Unifesp, além de fazer o Enem.

Outras federais
A UFABC definiu que adotará o novo Enem como único exame para ingresso na universidade. Já a UFSCar só deve definir se vai aderir neste ano em 29 de maio, na próxima reunião do Conselho Universitário, segundo a pró-reitora de graduação, Emília Freitas de Lima.
As inscrições para o Enem devem ir de 15 de junho a 17 de julho, de acordo com o Inep.


Texto Anterior: Até banheiro vira local para aluna estudar
Próximo Texto: Vale a pena Saber/Atualidades: Sri Lanka tem conflito que dura mais de 25 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.