UOL

      São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituições só cobram matérias ligadas ao curso

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos vestibulares de algumas instituições que têm cursos em apenas uma área, são cobradas apenas as matérias relacionadas à graduação. Em parte das faculdades, as próprias questões são direcionadas para a profissão escolhida.
Para entrar na Eaesp/ FGV (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo), por exemplo, que oferece apenas cursos de administração, não é preciso responder a nenhuma questão de física, química ou biologia.
Além disso, é comum que os exercícios sejam relacionados, por exemplo, a investimentos e juros. No último vestibular, duas questões de matemática pediam para o vestibulando calcular que quantidade de um artigo deveria ser produzida para gerar lucro.
A prova do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), conhecida como uma das mais difíceis do país, também só cobra algumas disciplinas. "Vestibulares como o da Fuvest, o da Unesp e o da Unicamp são unificados, selecionando os estudantes de cursos de diversas áreas. Nós só temos engenharia e preferimos focar mais nas matérias de exatas", disse Luiz Carlos Rossato, presidente da comissão de vestibular.
Mesmo que dê preferência para uma faculdade assim, o vestibulando deve estudar todas as matérias para que possa ter chances também em outros exames.


Texto Anterior: Até sistema de múltipla escolha pode variar em algumas cidades
Próximo Texto: Vale a pena saber
Matemática: Arquimedes e o problema dos cilindros

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.