São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACESSO AO CURSINHO

Concursos de bolsa são alternativa

Cursinhos particulares dão desconto para bom aluno

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem procura uma alternativa para se preparar para os vestibulares não pode esquecer as provas de bolsa de estudo que vários cursinhos oferecem. Muitas vezes, os melhores alunos são até mesmo procurados pelos pré-vestibulares.
"Professores e diretores de escolas estaduais contam sobre os alunos brilhantes. Também divulgamos nas escolas os concursos de bolsa. Então esses alunos ganham uma chance para serem lapidados", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo.
Esse foi o caso de Glauco Luiz Loreano, 27, que hoje cursa o quinto ano de medicina na Unifesp. Até conseguir a bolsa de estudos integral no cursinho, ele prestou concursos várias vezes. "Consegui 25% e depois 35% de bolsa. Com esses descontos não dava para estudar. Depois, consegui 50% e resolvi encarar. Mas, como ia bem nos simulados, o cursinho me ofereceu os 100%", relembra.
Já o cursinho Absoluto, por exemplo, promove uma seleção especial para os alunos com dificuldades financeiras. "Temos um formulário socioeconômico e um software que junta as notas no concurso de bolsa com os dados sobre a renda e seleciona os escolhidos", explica Zenon de Souza Guerra Filho, coordenador do curso.
No Etapa, segundo o coordenador do cursinho, Carlos Eduardo Bindi, há um sistema de bolsas especial para quem é da rede pública. "Isso faz com que os melhores estudantes possam ter acesso à boa preparação, mesmo sem ter condições para pagar um curso. É um sistema de inserção pelo mérito do aluno", diz.
Bindi ainda lembra que, nesta época do ano, os cursinhos realizam promoções para quem quer se inscrever para o próximo ano -o que pode levar a um custo bem mais baixo.


Texto Anterior: Governo tem programa de apoio a cursinho comunitário; entidades criticam
Próximo Texto: Programe-se - ITA: Cursinho programa visita ao instituto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.