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VALE A PENA SABER
BIOLOGIA
Como o tema da evolução é tratado nos vestibulares
ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE
ESPECIAL PARA A FOLHA
O ensino de biologia no passado estava muito próximo de
uma lista de nomes a ser decorada. Para a alegria dos estudantes com menores recursos
de memória e para a satisfação
dos educadores mais críticos
ocorreram mudanças muito
importantes nessa área. Nas
duas últimas décadas, os vestibulares vêm apresentando essa
maneira mais inteligente de estudar os seres vivos.
O aluno bem-sucedido é
aquele que aprende conceitos e
estabelece relações entre eles,
formando mapas conceituais
em sua mente.
Um dos conceitos mais importantes de nossa ciência é a
evolução das formas de vida.
Charles Darwin é com certeza
um dos cientistas mais conhecidos fora do meio científico e
influenciou outros campos de
conhecimento.
Embora existam escolas que
ensinam o criacionismo como
uma forma válida de conhecimento acadêmico, há questões
complexas que só podem ser
resolvidas com o recurso da
evolução.
T. Dobzhansky, E. Mayr e G.
Simpson foram os autores da
Teoria Sintética da Evolução,
que uniu a evolução por seleção
natural aos conhecimentos da
biologia molecular e da ecologia. Mayr não é citado na maioria dos livros do ensino médio,
mas foi o autor do atual conceito biológico de espécie ("espécies são grupos de populações
atualmente ou potencialmente
intercruzantes, que são reprodutivamente isoladas e que
ocupam um nicho específico
na natureza").
Seria oportuno o estudante
conhecer o cladograma: um
diagrama que apresenta resumidamente a história evolutiva
de determinado grupo de seres
vivos. Esse diagrama vem sendo utilizado com frequência
cada vez maior em vestibulares
importantes como o da Fuvest
e da Unifesp, entre outros. O
exemplo ao lado representa a
história dos vegetais e esteve
presente na prova de primeira
fase da Fuvest 2001.
Encerrada mais uma temporada de vestibulares, teremos
agora um ano de preparo para
aprimorar esse enfoque evolutivo da biologia, estabelecer os
mapas conceituais e conquistar a sonhada vaga nos vestibulares 2010.
ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE é bacharel
em ciências biológicas pela USP, professor do
Stockler Vestibulares e membro da Sociedade
Brasileira de Ensino de Biologia.
ismaelf.andrade@yahoo.com.br
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