São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2009
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VALE A PENA SABER

BIOLOGIA

Como o tema da evolução é tratado nos vestibulares

ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O ensino de biologia no passado estava muito próximo de uma lista de nomes a ser decorada. Para a alegria dos estudantes com menores recursos de memória e para a satisfação dos educadores mais críticos ocorreram mudanças muito importantes nessa área. Nas duas últimas décadas, os vestibulares vêm apresentando essa maneira mais inteligente de estudar os seres vivos. O aluno bem-sucedido é aquele que aprende conceitos e estabelece relações entre eles, formando mapas conceituais em sua mente.
Um dos conceitos mais importantes de nossa ciência é a evolução das formas de vida.
Charles Darwin é com certeza um dos cientistas mais conhecidos fora do meio científico e influenciou outros campos de conhecimento.
Embora existam escolas que ensinam o criacionismo como uma forma válida de conhecimento acadêmico, há questões complexas que só podem ser resolvidas com o recurso da evolução.
T. Dobzhansky, E. Mayr e G. Simpson foram os autores da Teoria Sintética da Evolução, que uniu a evolução por seleção natural aos conhecimentos da biologia molecular e da ecologia. Mayr não é citado na maioria dos livros do ensino médio, mas foi o autor do atual conceito biológico de espécie ("espécies são grupos de populações atualmente ou potencialmente intercruzantes, que são reprodutivamente isoladas e que ocupam um nicho específico na natureza").
Seria oportuno o estudante conhecer o cladograma: um diagrama que apresenta resumidamente a história evolutiva de determinado grupo de seres vivos. Esse diagrama vem sendo utilizado com frequência cada vez maior em vestibulares importantes como o da Fuvest e da Unifesp, entre outros. O exemplo ao lado representa a história dos vegetais e esteve presente na prova de primeira fase da Fuvest 2001. Encerrada mais uma temporada de vestibulares, teremos agora um ano de preparo para aprimorar esse enfoque evolutivo da biologia, estabelecer os mapas conceituais e conquistar a sonhada vaga nos vestibulares 2010.

ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE é bacharel em ciências biológicas pela USP, professor do Stockler Vestibulares e membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia.

ismaelf.andrade@yahoo.com.br



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