São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 2007
  Texto Anterior | Índice

Ter visão empresarial aumenta a chance de ser bem-sucedido

DA REPORTAGEM LOCAL

As chances de o dentista que abre um consultório ser bem-sucedido aumentam consideravelmente se, além da formação acadêmica sólida e da prática bem desenvolvida, ele tiver uma visão administrativa.
"Montar um consultório custa caro. Para mantê-lo, é preciso saber geri-lo como uma empresa. O profissional tem que levar em conta quanto custa a hora em que ele fica sem atender", diz Antonio Wilson Sallum, professor da Unicamp.
"Se o dentista não tiver noção do custo operacional, como aluguel do consultório, impostos, equipamentos, depreciação, funcionários e material, ele acaba se perdendo, ainda mais porque a remuneração oscila de mês para mês", concorda Luciano Artioli Moreira, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas.
Também é preciso pensar no tipo de especialidade em que irá atuar para se diferenciar. Uma área que desponta promissora é a odontogeriatria. Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, é comum ver nos consultórios pacientes na terceira idade. Para isso, o profissional terá de conhecer a fundo as características dessa população. (FC)


Texto Anterior: Carreira: Dentista tem de driblar concorrência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.