São Paulo, terça-feira, 20 de outubro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola de idiomas dão aulas dentro de faculdades

ESPM e Anhembi Morumbi oferecem parcerias com escolas como a Aliança Francesa e a Chinbra

NATÁLIA SOARES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Saber um idioma além do português passou de diferencial a pré-requisito no mercado de trabalho. E a importância dessa habilidade para os futuros profissionais fez com que faculdades buscassem parcerias com cursos de línguas estrangeiras, que dão aulas dentro das instituições. Na ESPM e na Anhembi Morumbi, os estudantes podem fazer cursos de inglês, espanhol, francês e até de mandarim.
Aluna do quarto semestre de relações internacionais na ESPM, Veridiana Valvasori, 19, faz mandarim desde o início da faculdade. "Já recebi propostas de estágio só por causa do idioma. Profissionalmente, ele abre muitas portas, vai me dar oportunidades", diz ela, que já fala inglês e espanhol.
Na ESPM, há parcerias com Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Chinbra (escola de mandarim). Os alunos podem fazer as aulas na faculdade e têm desconto de até 70% no curso.
Para Sergio Pio Bernardes, diretor do curso de relações internacionais da ESPM, os alunos têm a vantagem de não precisar se deslocar e ainda contar com uma turma de nível homogêneo. "Os cursos acabam estimulando o estudante a querer estudar no exterior e a aproveitar as nossas parcerias para dupla certificação", conta.
Gabriela Comenale Julião, 18, está terminando o primeiro ano de hotelaria na Anhembi Morumbi e optou por cursar inglês desde o início. "Não terminei o curso que fazia antes porque achava muito chato. Mas agora estou pensando em fazer também o de francês."
Segundo Liliane Kafler, diretora-adjunta de serviços e produtos da Anhembi Morumbi, a iniciativa começou quando a instituição se filiou a uma rede internacional de universidades. "O aprendizado de línguas estrangeiras é uma necessidade do mundo globalizado. Os estudantes só têm a ganhar ao se familiarizar, nas aulas, com as expressões de sua futura carreira." As parcerias são com a Aliança Francesa e com a UP Language.


Texto Anterior: Vale a pena saber: Nobel da Paz, um golpe na era Bush
Próximo Texto: Fique de olho: PUC e Trevisan recebem vestibulandos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.