UOL

      São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redação vale metade da nota da prova

DA REPORTAGEM LOCAL

Metade da nota da primeira fase da Unicamp vem da redação. Por isso o candidato deve dar atenção especial à produção do texto, que tem características diferentes dos de outros vestibulares.
Se na Fuvest e na Unesp o vestibulando obrigatoriamente tem de fazer uma dissertação, na Unicamp, ele pode escolher entre esse tipo de texto, narração ou carta. Mas, como as escolas e cursinhos treinam mais as dissertações, o candidato deve ter certeza de que está à vontade com as outras modalidades antes de escolhê-las.
"O aluno deve optar pelos outros dois quando já tiver treinado temas da Unicamp. Quem nunca viu antes é melhor não arriscar", disse Maria Aparecida Custódio, do Objetivo. Segundo ela, outro cuidado é ficar atento às especificações de cada tema. Na narração, por exemplo, o texto tem de apresentar um determinado foco narrativo e, na carta, o interlocutor geralmente é dado pela Unicamp. Quem não seguir as determinações terá a redação anulada.
Uma recomendação dada pela professora do Cursinho da Poli Eclicia Pereira é começar a prova pelo rascunho da redação, fazer as perguntas e, depois, revisar o texto, passando-o a limpo. "Após responder às questões, o candidato tem condição de realizar a revisão de modo mais detalhado, uma vez que há um distanciamento entre o momento da produção e o da revisão."


Texto Anterior: Unicamp 2004: Pesquisa na graduação é diferencial da universidade
Próximo Texto: Respostas devem ser concisas e claras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.