UOL

      São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Respostas devem ser concisas e claras

DA REPORTAGEM LOCAL

Na prova da Unicamp, em que todas as questões são discursivas, escrever muito não significa dar uma resposta completa, muito menos ganhar mais pontos.
"O ideal é que a resposta seja clara, concisa e completa. Às vezes, o candidato se estende e escreve coisa errada", disse Renato Pedrosa, coordenador-adjunto do vestibular da Unicamp.
Um bom parâmetro para o vestibulando saber se está se alongando, segundo Carlos Eduardo Bindi, coordenador do Etapa, é o próprio espaço fornecido para a resposta. "Se ele acha que vai precisar de uma página inteira, mas só há meia página, é porque quer escrever mais do que é esperado."
Segundo ele, o tempo de prova é "gigantesco" e suficiente para fazer um rascunho ou, pelo menos, um esquema das respostas.
As questões, de acordo com o coordenador-geral do Anglo, Nicolau Marmo, não costumam ser muito complexas e cobram mais a capacidade de interpretar textos e de produzir uma resposta própria. "Não dá para a Unicamp estar interessada em avaliar o conteúdo com duas questões por matéria. Eles querem saber se o estudante é capaz de processar informações", disse ele.
Renato Pedrosa diz que o principal cuidado é ler cada questão atenciosamente . "Se o candidato entender bem o que foi perguntado e souber elaborar a resposta, ele vai ter um bom desempenho."


Texto Anterior: Redação vale metade da nota da prova
Próximo Texto: Matemática: Quantas ternas pitagóricas existem?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.