São Paulo, terça-feira, 21 de julho de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIQUE DE OLHO

UFOPA

Câmara aprova criação de universidade federal no Pará

DA REPORTAGEM LOCAL

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada a criação da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará). O projeto, que passou por comissões na Câmara -Trabalho, Administração e Serviço Público, Educação e Cultura e Finanças e Tributação-, agora segue para análise do Senado.
Se aprovada pelos senadores, a universidade pode começar a funcionar já em janeiro do próximo ano, conforme prevê o projeto.
A nova universidade, pelo texto do projeto, vai absorver estruturas de outras duas já existentes: o campus da UFPA (Universidade Federal do Pará) em Santarém e a unidade descentralizada da Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), localizada na mesma cidade.
Quem já é aluno de um desses campi será automaticamente transferido para a nova universidade.
Também seguem de forma automática para a Ufopa os professores, os funcionários e os recursos materiais (infraestrutura) das duas instituições desmembradas.
De acordo com o texto que segue para o Senado, a Ufopa vai permitir a criação de 41 cursos de graduação e tem como meta abrigar 10.710 estudantes -entre alunos da graduação, do mestrado e do doutorado.
Ainda segundo o texto, o projeto da Ufopa cria 432 cargos efetivos de professor; 120 cargos técnico-administrativos de nível superior; 212 cargos técnico-administrativos de nível médio; 41 cargos de direção; 170 funções gratificadas; um cargo de reitor e um de vice-reitor.


Texto Anterior: Umbandistas têm graduação própria em SP
Próximo Texto: Proposta: MEC agora quer mudar nome dos cursos de saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.