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CARREIRA/PUBLICIDADE
Profissional atua na criação e na escolha de mídia para veicular campanha
Eleição aquece mercado publicitário
PALOMA VARÓN
DA REPORTAGEM LOCAL
Em ano de eleição, a presença
deles é ainda mais requisitada
no mercado. Não, não são os candidatos, mas os profissionais que
os colocam em evidência: os publicitários. Por trás de cada fala,
aparição, cartaz, panfleto ou programa de rádio e TV, há sempre
um profissional especializado em
propaganda.
É claro que o campo de atuação
de um publicitário vai muito além
de propaganda política, mas é
inegável que o mercado para eles
cresce bastante a cada dois anos.
"É mais que bem-vinda a campanha política, especialmente neste
momento, em que o mercado não
está tão aquecido", diz o redator
de propaganda da agência
McCann-Erickson e professor da
ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Ruy Sanches.
Ele explica que, numa campanha política, o publicitário faz basicamente o mesmo trabalho que
faria numa agência de publicidade: criação (arte, redação), mídia
(escolhe em que veículos a campanha será veiculada), planejamento e atendimento (intermediário entre a criação e o cliente).
"Um publicitário pode atuar em
qualquer área em que seja necessário utilizar técnicas de persuasão para criar, desenvolver ou
mudar um hábito, uma percepção em relação a alguém ou a alguma coisa", afirma.
Na prática, os lugares onde ele
pode trabalhar são agências de
propaganda, em veículos de comunicação e na área de comunicação e de marketing da indústria
e do comércio.
Quando entra em um curso de
publicidade, geralmente o aluno
quer atuar na área de criação, a
que costuma ser mais valorizada
na profissão. A estudante Márcia
Moraes, 21, foi exceção em sua
turma. "Entrei pensando em
atuar na área de marketing, depois quis criação, mas agora estou
na dúvida de novo", diz ela, que
está no quinto semestre.
Na ESPM, a partir do quinto semestre, o curso se divide, e o aluno tem de optar por uma das três
áreas de especialização, que são
comunicação integrada, marcas,
produtos e serviços e criação.
Para quem acha que propaganda e marketing são a mesma coisa, Ruy Sanches faz a diferenciação: "Marketing é uma palavra inglesa que engloba todo o estudo
que se utiliza para conhecer e entender os hábitos e as atitudes do
consumidor e do mercado. Propaganda é uma ferramenta que o
marketing utiliza para tornar um
produto ou uma empresa mais
competitiva".
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