São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004
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CARREIRA/PUBLICIDADE

Profissional atua na criação e na escolha de mídia para veicular campanha

Eleição aquece mercado publicitário

PALOMA VARÓN
DA REPORTAGEM LOCAL

Em ano de eleição, a presença deles é ainda mais requisitada no mercado. Não, não são os candidatos, mas os profissionais que os colocam em evidência: os publicitários. Por trás de cada fala, aparição, cartaz, panfleto ou programa de rádio e TV, há sempre um profissional especializado em propaganda.
É claro que o campo de atuação de um publicitário vai muito além de propaganda política, mas é inegável que o mercado para eles cresce bastante a cada dois anos. "É mais que bem-vinda a campanha política, especialmente neste momento, em que o mercado não está tão aquecido", diz o redator de propaganda da agência McCann-Erickson e professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Ruy Sanches.
Ele explica que, numa campanha política, o publicitário faz basicamente o mesmo trabalho que faria numa agência de publicidade: criação (arte, redação), mídia (escolhe em que veículos a campanha será veiculada), planejamento e atendimento (intermediário entre a criação e o cliente).
"Um publicitário pode atuar em qualquer área em que seja necessário utilizar técnicas de persuasão para criar, desenvolver ou mudar um hábito, uma percepção em relação a alguém ou a alguma coisa", afirma.
Na prática, os lugares onde ele pode trabalhar são agências de propaganda, em veículos de comunicação e na área de comunicação e de marketing da indústria e do comércio.
Quando entra em um curso de publicidade, geralmente o aluno quer atuar na área de criação, a que costuma ser mais valorizada na profissão. A estudante Márcia Moraes, 21, foi exceção em sua turma. "Entrei pensando em atuar na área de marketing, depois quis criação, mas agora estou na dúvida de novo", diz ela, que está no quinto semestre.
Na ESPM, a partir do quinto semestre, o curso se divide, e o aluno tem de optar por uma das três áreas de especialização, que são comunicação integrada, marcas, produtos e serviços e criação.
Para quem acha que propaganda e marketing são a mesma coisa, Ruy Sanches faz a diferenciação: "Marketing é uma palavra inglesa que engloba todo o estudo que se utiliza para conhecer e entender os hábitos e as atitudes do consumidor e do mercado. Propaganda é uma ferramenta que o marketing utiliza para tornar um produto ou uma empresa mais competitiva".


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