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CARREIRA
Publicidade tem mais áreas além da criação
Eventos, esportes, moda e cadeia varejista são alguns dos setores que estão contratando profissionais
LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL
Ser publicitário não é mais só
trabalhar em agências na área
de criação de propagandas. O
cenário vem mudando já há alguns anos com a expansão da
área de atuação dos profissionais de publicidade. Hoje, é cada vez mais comum vê-los
atuando na produção de shows
ou de eventos esportivos.
"Quando fiz faculdade, o curso formava gente para trabalhar em agências", lembra Luiz
Fernando Garcia, diretor nacional do curso de comunicação social - publicidade e propaganda da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). "Mas o cenário mudou."
A instituição segue o conceito do livro "As Novas Arenas da
Comunicação com o Mercado", organizado por Francisco
Gracioso, ex-presidente da
ESPM. Segundo a obra, há pelo
menos sete grupos de áreas onde o publicitário pode atuar.
São eles: mundo do entretenimento, esporte, mundo da moda, comunicação promocional
e dirigida (merchandising,
concursos etc.), eventos promocionais, cadeias varejistas e
a propaganda tradicional.
Na ESPM, a partir do quarto
semestre, o aluno pode escolher uma dentre quatro áreas:
comunicação integrada; criação; marcas, produtos e serviços; e trade marketing e varejo.
Garcia afirma que, com isso, a
faculdade busca mostrar aos
estudantes que publicidade está além da criação. "Que o calouro chegue aqui com esse sonho [de só trabalhar com criação], tudo bem, mas que dê
uma chance para ver que há
outras possibilidades."
Rodrigo Pacheco, 22, quartanista da ESPM, foi um dos estudantes que escolheram a carreira de publicidade achando
que se tornaria um bom publicitário por ser uma pessoa criativa. "Mas mudei essa visão na
faculdade." Quando chegou a
hora de escolher a área que gostaria de seguir na faculdade, foi
para a de marcas. Atualmente,
os conceitos que aprende em
sala são colocados em prática
no estágio -ele trabalha na
área de marcas da Estrela, ajudando a desenhar embalagens.
Segundo Garcia, um bom
exemplo da utilização das diferentes áreas em que o publicitário pode atuar é a marca de
supermercados Pão de Açúcar.
"Eles vão além do anúncio na
TV. Promovem uma corrida,
que está ligada à proposta de
bem-estar que eles usam nas
propagandas", afirma Garcia.
"Então, a gente vê que publicidade abrange outras áreas, porque o esporte entra na campanha publicitária deles."
Silvana Balbo, gerente de
marketing da rede Pão de Açúcar, diz que, além do esporte, a
marca é fortalecida com outras ações. Segundo ela, a divulgação do uso de sacolas
ecológicas em detrimento das
sacolas plásticas é também
uma forma de fortalecer a
marca. "Entra na nossa proposta de sustentabilidade, e o
consumidor percebe isso."
Lenda
"Existe um glamour que envolve a publicidade", diz Arlindo Figueira, coordenador do
curso da ECA (Escola de Comunicação e Artes), da USP.
"Mas o que poucos sabem é
que um publicitário trabalha
14, 15 horas por dia."
Sobre o mercado de trabalho, ele diz que está bom. "Não
está fácil achar emprego para
ninguém, mas quem souber tirar da sala de aula uma boa base para a carreira se sai bem."
Na USP, o índice de alunos que
saem da escola empregados é
de cerca de 80%, mesma taxa
da ESPM -um recém-formado ganha, em São Paulo, cerca
de R$ 1.200.
Paulo Bassique, 23, deve terminar o curso da ECA em
2009. Hoje, ele faz trabalhos
como freelancer ligados à divulgação de teatro e pretende,
depois de formado, ficar em
uma produtora. "Gosto de música, então, posso trabalhar
com jingles para campanhas."
Ler, ler e ler
O perfil do publicitário é o
de alguém que gosta de ler.
"Tem que ler muito. Tudo",
diz Garcia, da ESPM. Outra característica é ser curioso. "O
bom profissional é aquele que
se pergunta a toda hora "Por
que aquela coisa é assim?'"
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