São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 2008
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CARREIRA

Publicidade tem mais áreas além da criação

Eventos, esportes, moda e cadeia varejista são alguns dos setores que estão contratando profissionais

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ser publicitário não é mais só trabalhar em agências na área de criação de propagandas. O cenário vem mudando já há alguns anos com a expansão da área de atuação dos profissionais de publicidade. Hoje, é cada vez mais comum vê-los atuando na produção de shows ou de eventos esportivos.
"Quando fiz faculdade, o curso formava gente para trabalhar em agências", lembra Luiz Fernando Garcia, diretor nacional do curso de comunicação social - publicidade e propaganda da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). "Mas o cenário mudou."
A instituição segue o conceito do livro "As Novas Arenas da Comunicação com o Mercado", organizado por Francisco Gracioso, ex-presidente da ESPM. Segundo a obra, há pelo menos sete grupos de áreas onde o publicitário pode atuar. São eles: mundo do entretenimento, esporte, mundo da moda, comunicação promocional e dirigida (merchandising, concursos etc.), eventos promocionais, cadeias varejistas e a propaganda tradicional.
Na ESPM, a partir do quarto semestre, o aluno pode escolher uma dentre quatro áreas: comunicação integrada; criação; marcas, produtos e serviços; e trade marketing e varejo. Garcia afirma que, com isso, a faculdade busca mostrar aos estudantes que publicidade está além da criação. "Que o calouro chegue aqui com esse sonho [de só trabalhar com criação], tudo bem, mas que dê uma chance para ver que há outras possibilidades."
Rodrigo Pacheco, 22, quartanista da ESPM, foi um dos estudantes que escolheram a carreira de publicidade achando que se tornaria um bom publicitário por ser uma pessoa criativa. "Mas mudei essa visão na faculdade." Quando chegou a hora de escolher a área que gostaria de seguir na faculdade, foi para a de marcas. Atualmente, os conceitos que aprende em sala são colocados em prática no estágio -ele trabalha na área de marcas da Estrela, ajudando a desenhar embalagens.
Segundo Garcia, um bom exemplo da utilização das diferentes áreas em que o publicitário pode atuar é a marca de supermercados Pão de Açúcar. "Eles vão além do anúncio na TV. Promovem uma corrida, que está ligada à proposta de bem-estar que eles usam nas propagandas", afirma Garcia. "Então, a gente vê que publicidade abrange outras áreas, porque o esporte entra na campanha publicitária deles."
Silvana Balbo, gerente de marketing da rede Pão de Açúcar, diz que, além do esporte, a marca é fortalecida com outras ações. Segundo ela, a divulgação do uso de sacolas ecológicas em detrimento das sacolas plásticas é também uma forma de fortalecer a marca. "Entra na nossa proposta de sustentabilidade, e o consumidor percebe isso."

Lenda
"Existe um glamour que envolve a publicidade", diz Arlindo Figueira, coordenador do curso da ECA (Escola de Comunicação e Artes), da USP. "Mas o que poucos sabem é que um publicitário trabalha 14, 15 horas por dia."
Sobre o mercado de trabalho, ele diz que está bom. "Não está fácil achar emprego para ninguém, mas quem souber tirar da sala de aula uma boa base para a carreira se sai bem." Na USP, o índice de alunos que saem da escola empregados é de cerca de 80%, mesma taxa da ESPM -um recém-formado ganha, em São Paulo, cerca de R$ 1.200.
Paulo Bassique, 23, deve terminar o curso da ECA em 2009. Hoje, ele faz trabalhos como freelancer ligados à divulgação de teatro e pretende, depois de formado, ficar em uma produtora. "Gosto de música, então, posso trabalhar com jingles para campanhas."

Ler, ler e ler
O perfil do publicitário é o de alguém que gosta de ler. "Tem que ler muito. Tudo", diz Garcia, da ESPM. Outra característica é ser curioso. "O bom profissional é aquele que se pergunta a toda hora "Por que aquela coisa é assim?'"


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