São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004
  Texto Anterior | Índice

Tema de redação da Fuvest surpreende

DA REPORTAGEM LOCAL

O tema de redação da Fuvest surpreendeu os candidatos por ser mais abstrato do que o cobrado nos últimos vestibulares. O resultado, segundo Maria Thereza Fraga Rocco, vice-diretora-executiva da Fuvest, também causou surpresa.
Após a prova, alguns professores de cursinho chegaram a ter receio de que os candidatos tivessem tido dificuldades para desenvolver o texto, já que o assunto -o tempo- não era alvo de preocupação imediata da maioria deles. Segundo Rocco, entretanto, o resultado contraria essas expectativas.
"A mudança foi ótima. Antes, com temas como "você, vestibulando, conte como foi a sua formação", caía-se no senso comum. Fizemos um tema de natureza abstrata, mas calcado em exemplo concreto, e têm saído textos belíssimos."
Além de conseguirem desenvolver o tema, segundo ela, os vestibulandos romperam a estrutura de texto que costumava ser padrão nas redações. "Antes, olhando apenas a margem esquerda dos textos, tinha uma introdução, depois um "por um lado", seguido de um "por outro lado", e, por fim, um "tendo isso em vista" ou "diante disso'", afirmou ela.
Apesar dos resultados positivos, ela não garante que os temas abstratos continuem nos próximos vestibulares.


Texto Anterior: Parâmetro curricular pauta contextualização e uso de situação cotidiana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.