São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CAPA

Instituto seleciona para curso de saúde só por transferência interna

DE SÃO PAULO

O ICB (Instituto de Ciências Biológicas) oferece, desde 2005, o curso de ciências fundamentais para a saúde.
Embora seja uma graduação tradicional, com quatro anos de duração, seu ingresso não se dá pela prova da Fuvest, mas por uma espécie de transferência interna.
Todo ano, no início do segundo semestre, o ICB abre dez vagas.
Podem concorrer alunos que estejam matriculados nos cursos de graduação da USP, em qualquer período. Os candidatos são submetidos a prova e entrevista.
O exame versa sobre assuntos do ensino médio, normalmente situações-problema envolvendo biologia, química, física e matemática, além de questões de inglês.
No momento em que é admitido na graduação do ICB, o aluno deve deixar a sua de origem. Ao terminar o curso de ciências fundamentais, se quiser, ele pode voltar a cursar sua primeira graduação.
Segundo Maria Tereza Nunes, coordenadora do bacharelado, o curso é fruto de uma demanda dos alunos de outras unidades que iam fazer disciplinas no ICB, descobriam que gostavam de pesquisa e queriam ficar.
"Os alunos são muito novos quando fazem opções [de curso]. Passavam por nós pessoas brilhantes, mas insatisfeitas."
A graduação é voltada para a formação de pesquisadores e professores nas área de ciências fundamentais para a saúde humana e animal.


Texto Anterior: Demanda: Em São Paulo, curso é muito concorrido
Próximo Texto: Capa: Saúde pública se volta para o coletivo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.