São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fica mais difícil tirar zero na redação da Unicamp

Só será eliminado quem não pontuar em nenhum dos três textos da 1ª fase

DE SÃO PAULO

Com as mudanças no vestibular da Unicamp, já no fim deste ano, o candidato terá uma probabilidade menor de ser eliminado na redação. Agora, para perder o direito de seguir para a segunda etapa, é preciso zerar nos três textos exigidos na 1ª fase.
Antes, como o candidato precisava desenvolver apenas um texto, estatisticamente a probabilidade de ser eliminado por fugir ao tema ou não se adequar a um dos gêneros propostos era maior. "A existência de três textos minimiza o número de prejudicados pela anulação", diz Maurício Kleinke, coordenador de pesquisa da Comvest, durante exposição dos resultados do simulado que a Unicamp promoveu para apresentar a nova prova.
No último vestibular, 7% dos candidatos foram desclassificados do processo seletivo por zerar na redação. Pela nova proposta, os três textos serão de gêneros distintos. No simulado (que pode ser consultado em www.comvest.unicamp.br), os alunos precisaram escrever uma entrevista, um editorial de jornal e uma carta.
Matilde Scaramucci, uma das idealizadoras das mudanças na redação, afirma que a Unicamp não listará os gêneros que podem ser cobrados. "Mas nós nunca vamos pedir uma poesia ou um e-mail para um amigo." (PG)

Veja as principais mudanças no vestibular

folha.com.br/sa754844


Texto Anterior: Colégios seguem a tendência interdisciplinar dos vestibulares
Próximo Texto: Fovest recebe redações feitas por leitores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.