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Colégios seguem a tendência interdisciplinar dos vestibulares
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os colégios particulares de
São Paulo estão seguindo a
tendência dos vestibulares:
relacionar os conteúdos de
artes, filosofia e sociologia
aos problemas atuais.
O ensino clássico, que inclui a história da filosofia e
da sociologia, ainda faz parte
dos currículos, mas apenas
de maneira superficial.
Se a proposta é usar o pensamento platônico para interpretar uma questão do cotidiano, por exemplo, o professor faz um resumo rápido
da vida de Platão.
"O mais importante hoje é
dar uma abordagem interdisciplinar", diz Roberto Nasser, coordenador do colégio
Bandeirantes (zona sul).
No Santo Américo (zona
oeste), a posição é a mesma,
segundo o coordenador Miguel Arruda.
Zilton Salgado, professor
das três disciplinas no Vértice (zona sul), diz que é importante que elas sejam dadas "dividindo o mesmo recorte temporal".
"Se o aluno está estudando história da arte no século
18, precisa estudar também a
filosofia e a sociologia daquela época, porque elas se
influenciaram", diz Salgado.
"Precisa de um contexto
histórico para o aluno entender do que estamos falando",
completa Marcelo Borer, do
I.L. Peretz (zona sul).
O professor também diz
que é essencial que a aula seja prática. "Primeiro levantamos um problema e, depois,
damos a parte teórica."
(AT)
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