São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010
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Colégios seguem a tendência interdisciplinar dos vestibulares

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os colégios particulares de São Paulo estão seguindo a tendência dos vestibulares: relacionar os conteúdos de artes, filosofia e sociologia aos problemas atuais.
O ensino clássico, que inclui a história da filosofia e da sociologia, ainda faz parte dos currículos, mas apenas de maneira superficial.
Se a proposta é usar o pensamento platônico para interpretar uma questão do cotidiano, por exemplo, o professor faz um resumo rápido da vida de Platão.
"O mais importante hoje é dar uma abordagem interdisciplinar", diz Roberto Nasser, coordenador do colégio Bandeirantes (zona sul).
No Santo Américo (zona oeste), a posição é a mesma, segundo o coordenador Miguel Arruda.
Zilton Salgado, professor das três disciplinas no Vértice (zona sul), diz que é importante que elas sejam dadas "dividindo o mesmo recorte temporal".
"Se o aluno está estudando história da arte no século 18, precisa estudar também a filosofia e a sociologia daquela época, porque elas se influenciaram", diz Salgado.
"Precisa de um contexto histórico para o aluno entender do que estamos falando", completa Marcelo Borer, do I.L. Peretz (zona sul).
O professor também diz que é essencial que a aula seja prática. "Primeiro levantamos um problema e, depois, damos a parte teórica." (AT)


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