São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004
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Na graduação, aluno analisará as várias versões

DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas em parte as matérias da graduação em história são parecidas com as aulas do colégio. Apesar de alguns nomes serem semelhantes (história antiga, medieval etc.), os conteúdos são diferentes.
"Os colégios trabalham com livros didáticos. As informações já estão prontas. Na faculdade, ele vai ter de comparar documentos e bibliografias", disse Ivan Rocha, da Unesp.
Segundo ele, desde o primeiro ano, o estudante entrará em contato com documentos, aprendendo a avaliá-los e a trabalhá-los. "O estudante verá o quanto um documento tem de passar pela mão do profissional. O documento não é a história, é uma versão dela", disse.
Assim, segundo ele, dentro da disciplina de história antiga, por exemplo, o aluno verá reproduções de documentos e terá as diferentes versões escritas pelas diversas correntes.
Na maioria dos cursos de história, o estudante pode optar pelo bacharelado ou pela licenciatura. Se quiser dar aula, necessariamente terá de fazer a licenciatura, na qual há disciplinas relacionadas à docência, como metodologia de ensino e filosofia da educação.
Nas duas opções, o estudante deve se preparar para a carga enorme de leituras. "Gostar de ler é essencial. Ele será um leitor compulsivo durante o curso. Além disso, desenvolverá uma capacidade analítica e crítica para ver o discurso de um documento e descobrir o que ele não conta", disse Maria Aparecida de Aquino, da USP.


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