São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2008
  Próximo Texto | Índice

RAIO-X

Federais em SP crescem, mas têm problemas

Instituições oferecerão 1.716 vagas a mais já no vestibular deste ano

FERNANDA CALGARO
LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo vestibular das universidades federais no Estado de São Paulo, o número de vagas em disputa será 33% maior do que no anterior.
Só a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) terá 1.107 vagas a mais -sendo 895 em 20 novos cursos, já para o vestibular deste ano.
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) vai criar seis cursos, fazendo com que a oferta de vagas pule de 1.203 para 1.812 -aumento de 609.
A UFABC (Universidade Federal do ABC) continuará com as mesmas 1.500 vagas, mas trará uma novidade para 2009 em relação ao seu curso. Hoje, todos os alunos fazem um curso básico de três anos em ciência e tecnologia. Quem ingressar em 2009 poderá escolher se quer ter um diploma de bacharelado ou licenciatura na área. A instituição estuda ainda abrir um campus em Mauá, cidade na Grande São Paulo sem nenhuma universidade pública.
Embora sejam conhecidas pela excelência no ensino, as instituições federais paulistas passam por dificuldades.
A Unifesp está em meio a uma crise que levou à renúncia de seu reitor. Além disso, graduações recém-criadas ainda não têm a infra-estrutura necessária, mesmo problema pelo qual passa a UFABC. Já os alunos da UFSCar não têm laboratórios modernos.
Confira ao lado um raio-X com os pontos altos e baixos dessas universidades.


Próximo Texto: Em crise, Unifesp passa por ampliação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.