São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RAIO-X

Governo deve aplicar R$ 2 bi em federais

DA REPORTAGEM LOCAL

A abertura de vagas pelas universidades federais no país todo faz parte do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). A oferta de vagas no ano que vem no país será de 227.668. Em 2003, eram 113.983. Do vestibular deste ano para 2009, o aumento das vagas será de 44.299, um crescimento de 24%.
O programa destina verba para as universidades que precisam alcançar ao menos cinco objetivos: aumentar o número de vagas, ampliar ou abrir cursos noturnos, reduzir o custo por aluno, reavaliar os currículos e combater a evasão escolar.
Até 2012, o governo federal vai investir R$ 2 bilhões para que as universidades apliquem os recursos em infra-estrutura, abram cursos e vagas e promovam a permanência dos alunos.
Para obter a verba nos próximos anos, as instituições precisam elevar para 90% a taxa de concluintes nos cursos presenciais de graduação e aumentar para 18 o número de alunos por professor. Hoje, essa relação é de 12 estudantes por docente.
No ano passado, quando o programa foi lançado, houve manifestações em diversas universidades pelo país. Estudantes invadiram reitorias de instituições como a UFSCar (São Carlos), a UFPR (Paraná), a UFRJ (Rio de Janeiro), a UFBA (Bahia) e a Unir (Rondônia). Na opinião dos alunos, exigia-se o cumprimento de altas metas de expansão para receber pouca verba em troca. (FC)



Texto Anterior: Instituições dão bolsa para alunos carentes
Próximo Texto: Programe-se
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.