São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APTIDÃO

Cursos livres ajudam nas provas de artes cênicas e audiovisual

Exames costumam ter ainda bibliografia obrigatória

DA REPORTAGEM LOCAL

Cursinhos de linguagem arquitetônica há muitos. De música existem, mas em menor quantidade. Agora, aulas preparatórias para as provas de outras carreiras, como artes cênicas e audiovisual, são muito mais difíceis de encontrar.
Uma explicação dada por Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo, é que nem todas as faculdades que pedem a prova específica divulgam, após a realização delas, os exercícios que caíram. Assim, os cursinhos têm dificuldade ao montar aulas específicas, pois não sabem exatamente como é a prova. "Seria um jogo no escuro", argumenta ele.
O que os interessados em prestar esses cursos podem fazer são os cursos livres de cada área. Por exemplo: para quem vai prestar artes cênicas, aulas de teatro podem ajudar; para candidatos a audiovisual, há oficinas de cinema.
Com aulas preparatórias ou não, os vestibulandos devem conferir a bibliografia de cada prova específica nos manuais.
A lista da prova de artes plásticas -que é dividida em prática e escrita- da última edição da Fuvest, por exemplo, trazia sete livros e cinco sites para serem consultados. A de artes cênicas, quatro livros que poderiam servir de apoio para a prova escrita, e, para a oral, o candidato seria questionado, perante uma banca, sobre algum tema da bibliografia.
"Um vestibulando que tenha qualquer conhecimento na área tem mais chance", diz Lígia Cortez, diretora do teatro Célia Helena, que não tem preparatório especial para os exames específicos de artes cênicas, mas pode ser uma opção.
Foi para se preparar para a prova de artes cênicas do vestibular da USP que Nathalia Navarro, 18, se inscreveu no Célia Helena. Além de querer fazer teatro por prazer, estava preocupada com a Fuvest e procurou a instituição. "Essas aulas vão me ajudar muito na prova específica do vestibular", diz.

Longe da escrivaninha
Já para a prova de esporte, o jeito de se preparar é fazendo exercícios. No caso da Fuvest, o candidato deve passar por uma avaliação médica e uma prova que avalia pontos como domínio corporal e habilidades motoras. O manual não indica o que é pedido no exame -o candidato deve entrar em contato com a faculdade pelo telefone 0/xx/11/3091-3120. (LAS)

DRAMATURGIA
O Memorial da América Latina promove o Festival Ibero-Americano de Teatro, de 2 a 8 de março. O evento é gratuito e terá oficinas de dramaturgia -pode ser uma oportunidade para quem não sabe como se preparar para a prova específica (www.memorial.sp.gov.br).


Texto Anterior: Alguns exames têm mais de um dia de duração
Próximo Texto: Exame de aptidão desfavorece alunos de escola pública, afirmam educadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.