|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Exame de aptidão desfavorece alunos de escola pública, afirmam educadores
Argumento de professores é que conteúdo específico não é dado no ensino médio
DA REPORTAGEM LOCAL
Por exigirem um conhecimento além do que aquele dado
no ensino médio, as provas de
habilidade específica costumam ser criticadas por educadores. Eles dizem que esses
exames desfavorecem os candidatos de escola pública.
"Quem vem da escola pública
normalmente não pode pagar
um cursinho de linguagem arquitetônica", diz o coordenador do Objetivo, Caio Calçada.
"O vestibulando pode até ter tido aula de artes na escola, mas
essa aula certamente não contemplou tudo o que é pedido na
Fuvest, apenas vai servir para
não deixar o aluno órfão na hora de resolver as questões."
A mesma opinião tem Alberto Francisco do Nascimento, do
Anglo. "Se as escolas públicas
não dão essas matérias, como
as universidades públicas podem cobrá-las?"
Valter Caldana, do Mackenzie, discorda. "Temos vários
alunos de escola pública", diz.
"Tendo interesse em desenho e
exercitando o gosto, todos têm
a mesma chance", diz ele.
Rafael Perrone, da FAU-USP,
diz que o erro começa na escola. "É um defeito do ensino médio não ensinar mais desenho,
música e outras disciplinas ligadas à expressão", diz. "Infelizmente, a faculdade tem de
selecionar os mais aptos."
(LAS)
Texto Anterior: Aptidão: Cursos livres ajudam nas provas de artes cênicas e audiovisual Próximo Texto: No exterior: Número de brasileiros que fazem graduação ou pós nos EUA sobe 6,3% Índice
|