São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

"Leitura de poesia exige treinamento"

DA REPORTAGEM LOCAL

Entender um poema exige treino, que deveria ser dado nas escolas desde quando o aluno aprende a ler. Essa é a opinião de Italo Moriconi, 48, professor de literatura da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e autor do livro "Como e Por Que Ler a Poesia Brasileira do Século XX" (Editora Objetiva, 156 págs, R$ 19).

Folha - Por que os jovens têm dificuldade em entender poemas?
Ítalo Moriconi -
Essa dificuldade é universal. A leitura de poesia exige um certo treinamento, um certo tipo de educação que nem sempre o jovem encontra na escola. É um processo de aprendizado que pode começar na alfabetização e deve seguir ao longo dos níveis fundamental e médio.

Folha - Como entender o poema? Em que prestar atenção?
Moriconi
- Para entender um poema, é preciso prestar atenção em cada detalhe do texto, pois até os sinais de pontuação trazem algum aspecto do significado. Mas, além dessa leitura delicada e detalhista, o iniciante precisa receber informações sobre o contexto cultural e biográfico do poema. Um ótimo caminho para aprender a ler poesia é ler o texto em voz alta, solitariamente, ou em trabalhos de vocalização coletiva.

Folha - Por quais obras ou escolas deve-se começar a ler?
Moriconi
- O aluno deve principiar pelos grandes clássicos do primeiro modernismo brasileiro e por alguns clássicos da poesia romântica. Poetas bons para começar a ler são: Manuel Bandeira, Cecília Meireles, os primeiros livros do Carlos Drummond de Andrade e Gonçalves Dias.

Folha - O que há na poesia que não se encontra na prosa?
Moriconi
- Alta concentração de significado em fórmulas sintéticas, que estimulam a inteligência, a velocidade de leitura e a apreensão da linguagem, e a alta consciência da dimensão da língua e dos significados. A poesia é bem de capital intelectual, enquanto que a prosa é bem de consumo.



Texto Anterior: Em busca do conhecimento em museus e centros culturais de São Paulo
Próximo Texto: Vale a Pena Saber - Português: Metalinguagem cria distanciamento crítico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.