São Paulo, terça-feira, 25 de agosto de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC inicia a implantação da Unila, a 1ª universidade bilíngue do Brasil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O MEC (Ministério da Educação) deu início à implantação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), a primeira bilíngue do país. Projeto de lei que cria a instituição tramita em caráter conclusivo no Senado.
Caso aprovado, a previsão é que as aulas comecem em março de 2010. Pela proposta, a universidade, que será sediada em Foz do Iguaçu (PR), terá mil vagas -metade destinada a estudantes de outros países latino-americanos. As aulas serão em português e espanhol.
Para o primeiro ano, foram pré-definidos 15 cursos de graduação. A estrutura de cada um ainda está em estudo.
O processo seletivo dos alunos brasileiros será feito pelo Enem. O Inep, órgão responsável pelo exame, já trabalha na adaptação da prova para estrangeiros, segundo a Comissão de Implantação da Unila. A intenção é aplicar o exame, em espanhol, ainda em outubro.
Na última quinta, foi inaugurado o Imea (Instituto Mercosul de Estudos Avançados) -"embrião" da Unila. O instituto vai ter cursos de pós-graduação -o primeiro, avaliação da educação superior, começa em outubro. (DANIELA MERCIER)


Texto Anterior: Vale a pena saber/Biologia: Ponto de compensação fótico
Próximo Texto: Deu na mídia: Dois séculos de hegemonia dos EUA na América Latina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.