São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2007
  Próximo Texto | Índice

PROMESSA PARA 2008

Ache o equilíbrio entre estudo e lazer

Recomendação é reservar horas diárias de estudo e deixar cinema para o fim de semana

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudo para render a contento exige organização não só em relação às horas dedicadas aos livros como ao tempo reservado para o ócio ou as atividades extracurriculares.
Na opinião de Carlos Eduardo Bindi, coordenador do cursinho Etapa, os alunos que farão o terceiro ano do ensino médio em 2008 devem eleger prioridades. "Suspenda algumas atividades extracurriculares temporariamente se o ritmo ficar muito puxado para conciliar com a escola e a preparação para o vestibular", recomenda. "Ou, então, mude a carga de aulas ou o horário do curso de línguas e da academia. O que não pode acontecer é ficar com poucas horas para os estudos."
"A palavra-chave é organização. Divida o tempo de modo equilibrado e cumpra um cronograma diário de estudo", afirma Silvana Leporace, coordenadora do serviço de orientação educacional do Colégio Dante Alighieri. De acordo com ela, vale até ver qual é o período do dia em que o rendimento é maior. "É importante se conhecer para traçar um programa de estudo coerente e útil."
João Maia, 17, planeja continuar os ensaios com a sua banda de jazz (duas vezes por semana), além das aulas de trompete (uma vez por semana) e das de teatro (também duas vezes por semana). "Nunca tive dificuldade para conciliar o estudo com essas atividades", diz ele, que está decidido a cursar jornalismo. João afirma que irá encontrar algumas horas no dia para se dedicar aos livros. "Fiz a Fuvest como treineiro e fui bem, com 65 pontos, sem nem pegar num livro."
Educadores destacam, no entanto, que é necessário manter uma rotina de atividades físicas para desestressar e cuidar da saúde. O que não pode acontecer é passar horas e horas na academia, alertam.

Lazer
O lazer, leia-se cinema, baladas e afins, deve ficar reservado para o fim de semana, segundo a sugestão dos educadores.
"Sair à noite durante a semana atrapalha o sono e quebra o ritmo de estudo", diz Silvana.
Edson Luís Figueiredo, professor do ensino médio do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, pondera que ir ao cinema e fazer programas culturais amplia o repertório, o que dará bagagem ao estudante para fazer as provas. "Dependendo da freqüência e escolhendo um conteúdo de qualidade, é possível associar lazer à cultura, o que dará ao estudante argumentos até para responder às provas. Também é importante manter-se atualizado e acompanhar o noticiário." (FC)


Próximo Texto: Jovem treina para o vestibular fazendo vários processos seletivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.