São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROMESSA PARA 2008

Dedicação ao vestibular deve começar logo no início do ano

Professores sugerem participar de simulados e decidir logo sobre a carreira

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Carolina Haddad Marchesi Trombini, 17, que irá tentar uma vaga em economia no final de 2008


FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Começar uma atividade física, melhorar no inglês, ficar menos tempo na frente do computador, arranjar um(a) namorado(a), não acordar tão tarde e... passar no vestibular. Na virada do ano, mais um desejo/objetivo entra na lista dos estudantes que estão indo para o terceiro ano do ensino médio ou daqueles já formados mas que ainda não conseguiram passar na faculdade.
Para quem tem como "promessa de Ano Novo" ser aprovado no vestibular no final de 2008, a recomendação de professores e educadores é começar a pegar no batente, ou melhor, nos livros, logo no início do ano. Do contrário, de nada terá adiantado no Revéillon pular as sete ondas na praia.
"Deixar só para agosto ou setembro pode ser tarde demais. Se for para se dedicar, o aluno deve estar ciente de que o ritmo tem de ser regular. Não adianta correr atrás do prejuízo somente no final do ano", avalia Carlos Eduardo Bindi, coordenador do cursinho Etapa.
E quando é o momento para encarar o início dos estudos? "Os jovens costumam usar as férias como férias mesmo, mas o quanto antes retomarem o estudo, melhor será. Ainda mais para aqueles com intenção de concorrer a uma vaga num curso muito disputado, como medicina", recomenda Bindi.

Sem dúvida
Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, concorda: "O estudante deve levar a sério desde o início do ano a meta a que se propôs e começar a estudar já".
Quando as aulas do colégio forem retomadas ou o cursinho começar, o vestibulando deve destinar o outro período do dia para rever a matéria ensinada. Não deixe acumular dúvidas, recomenda Vera.
Segundo ela, além de garantir as notas do colégio, o estudante que se dedicar às provas já estará se preparando de forma consistente para os vestibulares. "Algumas questões da prova podem inclusive ter sido tiradas de alguma faculdade, o que irá ajudá-lo a se familiarizar com o estilo de pergunta", diz.
Silvana Leporace, coordenadora do serviço de orientação educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, ressalta que a prioridade para quem ainda está no ensino médio deve ser sempre a escola. "Não vai adiantar passar no vestibular se ainda estiver pendurado nas notas do colégio", lembra.
Uma outra dica é participar dos simulados abertos ao público promovidos por alguns cursinhos pré-vestibulares. Gratuitos, são um ótimo treino para vivenciar uma situação real, com tempo de duração limitado e controlado, de fazer uma prova nos moldes dos processos seletivos tradicionais. Também é uma das poucas chances de o estudante conseguir comparar o seu desempenho com um universo muito maior de vestibulandos e, diante disso, apontar as suas deficiências.
"Os simulados são um bom termômetro para saber se está indo na direção certa", afirma a professora Vera.
Procure definir já no primeiro semestre qual carreira irá seguir por causa das inscrições para os processos seletivos no segundo semestre. A Fuvest, por exemplo, inscreve geralmente no mês de setembro.
Em caso de dúvidas, assista a palestras, visite faculdades, converse com profissionais da área pretendida e leia sobre a carreira. Uma opção ainda é buscar ajuda na orientação vocacional. O que tiver de fazer para se decidir, faça, mas não deixe para a última hora para evitar um estresse a mais na reta final das inscrições.


Texto Anterior: Meta: Passar na faculdade
Próximo Texto: Estudante já fez matrícula em cursinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.