São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004
  Texto Anterior | Índice

MEC quer usar resultado em seleção

DA REPORTAGEM LOCAL

O pacote da reforma universitária proposta pelo Ministério da Educação está em tramitação na Câmara e prevê, entre outras mudanças, que o Enem substitua o vestibular como forma de selecionar o ingresso dos estudantes em todas as instituições de ensino superior públicas e privadas do país.
O projeto indica também que o exame nacional seja obrigatório para todos os alunos do último ano do ensino médio. Hoje, a participação é voluntária.
Com isso o MEC espera que o Enem possa contar pontos no processo seletivo de todas as instituições -hoje a média do exame é utilizada em 455 das 2.093 instituições de ensino superior.
Outro aspecto é o Prouni (Programa Universidade para Todos), que estipula a concessão de bolsa de estudo integral para estudantes cuja renda familiar não exceda um salário mínimo por pessoa e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. O ingresso desses estudantes também seria feito por meio do Enem.
Outro projeto que faz parte da reforma universitária e também está em tramitação prevê a reserva de, no mínimo, 50% das vagas das instituições federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em especial negros e índios. (MS)


Texto Anterior: Prova não tem divisão entre as matérias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.