São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004
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Prova não tem divisão entre as matérias

DA REPORTAGEM LOCAL

"Comece a prova pela matéria que você tem mais facilidade." A dica, muito dada por professores para os dias de vestibular, não tem como ser posta em prática pelo 1,5 milhão de alunos que farão o Enem no domingo. Diferentemente dos processos seletivos tradicionais, o exame tem 63 questões sem divisões entre as matérias.
Não sendo especificamente de matemática ou de geografia, por exemplo, as perguntas têm por base a chamada interdisciplinaridade. A mesma questão, em geral, aborda mais de uma matéria e capacidade. É possível que o estudante tenha de trabalhar com porcentagens e interpretar mapas para responder a apenas uma delas.
O Enem também não dá ênfase a conteúdos específicos, mas sim às chamadas habilidades e competências. Dificilmente há perguntas que só são respondidas se o aluno conhece um tópico específico, como embriologia ou Revolução Francesa. A capacidade de interpretar os enunciados é a mais importante na prova.
O exame avalia cinco competências subdivididas em 21 habilidades. Para cada habilidade, há três questões. As competências são: domínio da língua portuguesa e das linguagens matemática, artística e científica, utilização dos conceitos de várias disciplinas para compreender os fenômenos, capacidade de trabalhar com dados e informações representadas de diferentes formas (mapas, tabelas etc.), capacidade de relacionar informações para construir argumentações e elaboração de propostas de intervenção. (AN)


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